Permissão Internacional para Dirigir pode ser requerida no Detran

A Permissão Internacional para Dirigir é aceita nos países que assinaram a Convenção de Viena, em 1968, e na maior parte dos destinos turísticos internacionais dos brasileiros.

30/09/2015 19h02
Permissão Internacional para Dirigir pode ser requerida no Detran
A8SE

Os sergipanos e turistas que pretendem viajar para outro país e querem dirigir veículos têm uma opção mais cômoda e rápida para resolver esta questão. Basta solicitar, em qualquer unidade de atendimento do Detran, na capital ou no interior do Estado, a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é aceita em mais de 100 países.

O documento, de porte internacional, foi lançado em maio de 2006 pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com o objetivo de dificultar as falsificações e facilitar a vida dos condutores brasileiros que costumam viajar para o exterior. Antes da emissão pelo Detran, a permissão internacional era disponibilizada por alguns clubes automotivos reconhecidos pelo Denatran. Apesar de alguns Estados próximos oferecerem o serviço, como Bahia e Pernambuco, o deslocamento ocasionava imensos transtornos aos sergipanos.

Para solicitar a sua expedição, os condutores precisam estar cadastrados no sistema de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) do Estado onde foi emitida a última Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em seguida, devem dar entrada ao processo no Detran, apresentando a CNH original acompanhada de uma cópia. Caso um condutor de outro Estado queira obter a PID em Sergipe, deve solicitar antecipadamente uma transferência de jurisdição para, em seguida, requerer a carteira internacional. De janeiro a setembro deste ano, foram emitidas 36 permissões internacionais em Sergipe.

A validade do documento será igual à da CNH. Porém, se a carteira de motorista estiver próxima do vencimento e o condutor não quiser uma PID com pouco tempo de prescrição, ele poderá dar entrada numa renovação de CNH e depois solicitar a PID.

Com passagem marcada para Portugal, onde passará alguns dias de férias, o servidor público Leonardo Araújo elogiou o Detran pela rapidez na emissão do documento. "É muito rápido. Se nós fossemos traduzir a carteira brasileira em Portugal demoraria muito. É complicado resolver isto por lá. Fazendo a PID aqui é mais cômodo. A iniciativa do Detran é excelente, pois facilita a vida do cidadão. Vocês estão de parabéns", afirmou.

Países que aceitam a PID

A Permissão Internacional para Dirigir é aceita nos países que assinaram a Convenção de Viena, em 1968, e na maior parte dos destinos turísticos internacionais dos brasileiros, em países da Europa, América do Sul e América do Norte. Confira, abaixo, os países que aceitam a PID.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: