Pedido de Aracaju para suspender expedição de precatórios deve ser analisado

Será examinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido do município de Aracaju para que seja suspensa a decisão que determinou a expedição de precatórios de natureza alimentar, bem como a expedição de requisição de pequenos valores relativos a pagamento de servidores. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, ao julgar que a questão é de índole constitucional.
Na suspensão de segurança dirigida ao STJ, o município protestava contra a decisão em mandado de segurança que determinou a expedição dos precatórios. Segundo alegou, a questão já havia sido resolvida com a realização de acordos que viabilizaram o cumprimento da decisão do mandado de segurança, que já estaria extinto, tornando inexigível a execução em trâmite.
O município sustentou, também, a nulidade da decisão, pois teria sido tomada por autoridade sem competência para isso. Por fim, afirmou que a decisão ofende a ordem e a economia públicas, pois obras no município deverão ser interrompidas "para possibilitar o pagamento de uma despesa tão grande e indevida que nem ao menos se encontra prevista no orçamento, além de ter sido fixada em desacordo com os valores permitidos em lei".
O presidente negou seguimento à suspensão e determinou a remessa dos autos, com urgência, ao STF, destacando que é a natureza infraconstitucional da controvérsia que determina a competência do Superior Tribunal de Justiça.
"Constato que a controvérsia instaurada no âmbito da Execução da Decisão n.18/2006 cinge-se a questão eminentemente constitucional", observou o ministro Cesar Rocha. "Discute-se sobre a determinação de expedição de precatórios e requisições de pequeno valor, nos termos do artigo 100, 1º-A, da Constituição Federal", ressaltou.
"Ademais, o próprio requerente noticiou a formulação de suspensão de segurança apresentada perante o STF (SS 2830), envolvendo a Execução de Decisão n.2/2005, referente ao mesmo mandado de segurança", concluiu Cesar Rocha
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
10 horas, 9 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
13 horas, 34 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
13 horas, 56 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe