Passageira que desembarcou do Reino Unido é monitorada em Aracaju
Nesta quinta-feira, 10, a equipe do Aracaju pela Vida retornará ao endereço para monitoramento.
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está monitorando uma mulher que veio do Reino Unido, país com casos da variante Delta do Sars-Cov-2, conhecida como variante indiana. A pessoa desembarcou na capital na segunda-feira, dia 7.
O órgão municipal foi informado pelo Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do Estado de Saúde (CIEVS) nesta quarta-feira, 9. De imediato, foi estabelecido contato com a pessoa, dada orientação de isolamento de 14 dias, uso de máscara e distanciamento social.
A equipe do Aracaju pela Vida foi até a residência da jovem para realizar coleta de RT-PCR em todos os familiares. No local, foram testadas cinco pessoas. Além dos familiares, a jovem teve contato com o taxista que fez o seu transporte na chegada à capital. Por isso, a Secretaria está fazendo o mapeamento para identificá-lo e tomar as medidas necessárias e fazer o devido acompanhamento.
Nesta quinta-feira, 10, a equipe do Aracaju pela Vida retornará ao endereço para monitoramento.
Caso
A jovem aracajuana embarcou dia 5 de junho em voo saindo do Reino Unido, local com mais de mil casos confirmados da variante, com conexão em Madri e em Guarulhos, São Paulo.
Medidas sanitárias
A Secretaria Municipal da Saúde está finalizando estratégias que dificultem a entrada da nova variante de preocupação em Aracaju. Entre as primeiras ações estão o aumento da fiscalização no aeroporto e na rodoviária, e maior número de testagens nesses locais de acesso à cidade.
Classificada como B.1.617, essa é a quarta cepa considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como ‘variante de preocupação’.
“Por esse alerta mundial, desde o início da semana estamos montando estratégias com base nos conhecimentos técnicos da Anvisa e da Revisa, a fim de possibilitar que Aracaju promova um maior controle sanitário. Discutimos as primeiras estratégias, como aumento de ações em pontos de entrada de turistas, como o aeroporto e a rodoviária. Assim que validarmos o Plano de Enfrentamento com o prefeito Edvaldo Nogueira, vamos anunciar para a população”, pontua a secretária da Saúde, Waneska Barboza.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país