Os bairros Palestina, Bugio e América recebem nesta semana ações de combate ao Aedes aegypti

Neste ano já foram notificados 1.391 casos de dengue, 1.866 chikungunya e 83 de zika

Por Ascom/ SMS 21/10/2020 14h17
Os bairros Palestina, Bugio e América recebem nesta semana ações de combate ao Aedes aegypti
André Moreira/PMA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue realizando durante toda semana ações de combate ao Aedes aegypti, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Hoje, 21, o bairro escolhido é o Palestina. Amanhã, quinta-feira, dia 22, é a vez do bairro América. No sábado, 24, o mutirão acontece no bairro Bugio.

Segundo o levantamento da Vigilância Epidemiológica da SMS, em Aracaju, do início do ano até agora, já foram notificados 1.391 casos de dengue, 1.866 chikungunya e 83 de zika. De acordo com o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a aplicação do fumacê costal é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre no horário entre as 17h e 19h, que é o horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito.

“Como a máquina utilizada é pesada, existe um revezamento entre a dupla a cada 30 minutos. O agente que vai à frente com a bandeira é o guia. Ele orienta o outro profissional. No caso dos dois estarem perto de um comércio alimentar, o guia baixa a bandeira para sinalizar que naquele local deve parar a aplicação. A borrifação é interrompida naquele trecho determinado por causa do produto químico. Assim também ocorre em pontos com aglomeração de pessoas, já que algumas podem ter alergia ao produto”, explica.

Dados

Segundo a SMS, ocorreu uma ligeira alta dos números de notificações e alguns surtos centralizados. A escolha dos bairros para realização de ações de combate é feita de acordo com o levantamento dos casos notificados e que, historicamente, preocupam pelo número de casos.

O bairro Palestina apresenta 38 casos notificados de dengue, 53 casos de chikungunya e dois casos de zika. O bairro América apresenta 49 casos notificados de dengue, 65 casos de chikungunya e um caso de zika. No próximo sábado, dia 24, o mutirão será realizado no Bairro Bugio, que apresenta 118 casos notificados de dengue, 116 casos de chikungunya e um caso de zika.

A Secretaria Municipal da Saúde alerta ainda sobre a importância da população no combate ao mosquito. A mudança entre sol e chuva geralmente leva ao acúmulo de água, daí é importante que os moradores percebam essa característica desse depósito e elimine.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp