Ocupação de 300% é registrada em leitos pediátricos de Sergipe

Superlotação foi constatada pela Comissão de Direito Médico e Saúde e da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB Sergipe.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 19/05/2022 08h39
Ocupação de 300% é registrada em leitos pediátricos de Sergipe
Foto: Freepik/Arquivo

A ocupação de 200% dos leitos pediátricos de estabilização foi registrada no Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI), em Aracaju, por integrantes da Comissão de Direito Médico e Saúde e da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB Sergipe. A visita ocorreu na última terça-feira (17).

Além disso, há uma ocupação de 100% dos leitos de enfermaria pediátricos e UTI Pediátrica, o que levou à restrição de plantões diante da impossibilidade de garantia de uma assistência eficaz e integral a novos pacientes.

Segundo a Direção do HMSI, os gestores públicos municipais e estaduais foram alertados quanto à preocupação da unidade com o período de sazonalidade e a redução do número de leitos pediátricos no estado em janeiro deste ano. Nos últimos dias, o problema provocou a lotação dos serviços de pediatria da rede pública e particular, inclusive com quadros graves.

A visita integra uma série de ações realizadas para acompanhar e contribuir com a garantia de acesso digno aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde. Estiveram presentes as diretoras das Comissões, Carolina Teixeira e Marcela Pithon, o coordenador de saúde pública Maurício Lobo, a coordenadora de saúde suplementar Roberta Resende, a secretária-geral da Comissão, Mariane Macedo, e os membros Rodrigo Vasco, Maria Aparecida e Renata Oliveira

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp