Sergipe

Novas propostas para atendimento pediátrico foram apresentadas

Caos na Pediatria

Representantes dos hospitais públicos de Aracaju, juntamente com membros do Sindicato dos Médicos (Sindmed), das Secretarias Municipal (SMS) e Estadual de de Saúde (SES), se reuniram na tarde desta quinta(25) em Audiência Pública realizada no Ministério Público para traçarem novas proposta para a situação da pediatria no município.

O secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, apresentou à promotora Míriam Teresa Cardoso, a proposta de concentrar o atendimento nas Zonas Norte e Sul. De acordo com ele, o atendimento pediátrico para os pacientes da Zona Norte será realizado no Hospital pediátrico do Huse, montado na Maternidade Hildete Falcão, e no Hospital Santa Izabel. Já na Zona Sul, o setor será transferido do hospital Nestor Piva para o Fernando Franco.

"Em até quinze dias a situação deve ser resolvida. A principal dificuldade é encontra pediatras, que estão vindo de outros estados", disse o secretário. Ainda segundo ele, a ativação da Pediatria no Santa Izabel ajudará na divisão do atendimento. "As unidades municipais chegam a atender até 1500 pacientes por mês, assim a divisão no atendimento deve melhorar a situação", completa.

De acordo com os representantes do Santa Izabel até a segunda quinzena do próximo mês o hospital deve fechar a equipe de 31 médicos. Eles disseram que atualmente o quadro conta com 29. Após o fim do processo de contratação de mais dois profissionais, os 45 leitos disponíveis na unidade estarão prontos a receber pacientes.

Para a coordenadora de Pediatria do Huse, Cristiane Barreto, o atendimento no hospital deve ser aliviado com as medidas apresentadas. "Conseguimos que o Santa Izabel cedesse dez leitos. A reunião foi importante para garantir que as propostas fossem cumpridas",afirmou a coordenadora, acrescentando que no Setor Pediátrico do Huse montado na Hildete Falcão há 46 leitos disponíveis, além de 15 nas áreas verde e amarela, 25 na azul, dois na vermelha, dois no isolamento e sete na Terapia Intensiva.

"São 37 plantonistas, mais seis médicos horizontais (que acompanham o paciente no Pronto Socorro), sete especialistas e 14 intervencionistas. No próprio hospital existe, ainda, uma equipe de plantonistas com oito pediatras para casos de maior gravidade", ressaltou

A promotora Míriam Cardoso decidiu que no dia 17 de julho, às 8h30, será realizada uma nova reunião para que se comprove que todas as soluções apresentadas foram cumpridas.