Museu de Arte Sacra de São Cristóvão será reaberto no dia 4 de dezembro

30/09/2015 21h16
Museu de Arte Sacra de São Cristóvão será reaberto no dia 4 de dezembro
A8SE

Na manhã desta terça-feira, 6, um encontro provocado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) reuniu, na Cúria Metropolitana de Aracaju, representantes da Fundação Museu de Arte Sacra e pessoas ligadas à cultura, ao turismo e ao patrimônio histórico de Sergipe para discutir a reabertura do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, gerenciado pela fundação homônima que é ligada à arquidiocese. Ficou definido que a unidade museal, fechada desde 10 de outubro, voltará a receber visitas em 4 de dezembro.

Entre os presentes na reunião estavam os secretários de Estado da Cultura em exercício, Marcelo Rangel, do Turismo, Elber Batalha, e o subsecretário de Patrimônio Histórico, Luís Alberto. Participaram ainda do encontro a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan/SE), Terezinha Oliva, e a secretária da Cultura de São Cristóvão, Aglaé Fontes, além da coordenadora do programa Monumenta em Sergipe, Tatiana Costa.

Segundo Marcelo Rangel, a partir de agora, serão reunidos os esforços de todas as entidades envolvidas para devolver o museu ao público. "Na última reunião nos colocamos à disposição da Fundação para ajudar a reabrir esse museu. Hoje, deliberamos que cada instituição aqui presente fará sua parte, cuidando da sua área específica, para resolver os problemas mais urgentes e para que possamos reabrir o museu no início do mês de dezembro", reforçou.

O vice-presidente da Fundação Museu de Arte Sacra, padre Hernane Romero, explicou por sua vez que o museu está fechado temporariamente para o público externo, mas que está sendo executado internamente um trabalho de organização de projetos e estudo das melhores condições para que ele pudesse ser reaberto.

"Através desta reunião definimos a data de reabertura e alguns outros pontos da alçada administrativa, de segurança e de conservação do prédio, ou seja, pontos que precisavam ser ajustados com esses parceiros da área de cultura", explicou.

Para o subsecretário de Patrimônio, Jorge Alberto, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão é um importante reduto da história sacra de Sergipe, e que precisa estar disponível para o público que visita a cidade. "Ele está localizado na Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade, e isso por si só já traz uma importância muito grande a este museu. Por isso estamos unindo forças de todas as frentes para reabri-lo e disponibilizar seu rico acervo à população", finalizou.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: