Mulheres passam por reconstrução mamária em mutirão no Huse

Por Redação Portal A8SE e ascom SES 18/10/2021 17h37
Mulheres passam por reconstrução mamária em mutirão no Huse
Foto: ascom SES

No último fim de semana (dias 16 e 17) aconteceu a segunda edição do mutirão para reconstrução mamária de mulheres mastectomizadas – retirada parcial ou total da mama em função do tratamento do câncer de mama. A ação, que é capitaneada pela Motiva Implantes, faz parte da programação do Outubro Rosa, e aconteceu no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) e contemplou somente nesse período oito pacientes da Oncologia, cadastrados no serviço. Até o dia 24 deste mês, outras sete pacientes serão beneficiadas.

“A gente tem paciente que está mutilada há 21 anos na fila de espera, que tem a vida bem sofrida, casos de mulheres que os parceiros não acompanharam elas durante o tratamento, paciente que teve a perda da filha com câncer no dia das mães do ano passado, então são casos bem tristes que deixa a gente bem emocionada e ela está tendo a mama reconstruída e a vida retomada, esse é o nosso objetivo”, destacou a intermediadora de negócios da Motiva Implantes nos estados de Alagoas e Sergipe, Vanessa Dantas de Amorim Jucá.

O cirurgião plástico do Huse, Ricardo Araújo, é um dos incentivadores da ação e ressalta a importância desse projeto para as pacientes. “Essa ação traz emoção, felicidade, afetividade, aproximando cada vez mais o paciente do médico, isso pra nós é muito gratificante, os depoimentos das pacientes emocionantes nos fazem ficar mais motivados, transbordando amor nesse dia”, destacou.

Preparação e Seleção

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a seleção das pacientes para a reconstrução da mama foi feita de forma rigorosa, como explica o cirurgião plástico da Oncologia do Huse, Diogo Piva. “A medida que essas pacientes foram chegando no ambulatório a gente foi selecionando os casos que eram passíveis de fazer a reconstrução. Primeiro a gente avalia as que estão aptas, concluíram o tratamento, que estão precisando melhorar a qualidade de vida porque não aceitam essa mutilação que foi necessária e que não tem outras doenças que impeçam a cirurgia, então a gente seleciona essas pacientes que estão sem a mama e que precisam colocar a prótese. A expectativa é que elas fiquem muito felizes como no ano passado, porque devolve a autoestima dessas mulheres”, declarou.

Histórias de vida

Sheila Alves dos Santos, 42, descobriu o câncer de mama há 4 anos através da filha que percebeu que a assimetria de um dos seios estava diferente e a partir desse dia muita coisa mudou. Ajudada pela tia que agilizou os exames e entendeu que se tratava de algo diferente. Naquele momento, deu início a uma batalha que contava com a ajuda de Deus e da fé da paciente. Ela fez a cirurgia no dia 17 de outubro e em janeiro do ano seguinte deu início às 36 sessões de quimioterapia, 4 vermelhas e as demais brancas.

“Eu tinha dentro de mim uma tristeza muito grande porque o meu seio era muito pequeno, eu fiz a quadrantectomia. Conheci o meu esposo depois da cirurgia e durante as quimioterapias eu acabei me casando, o detalhe é que durante esses 4 anos, o meu esposo nunca viu o meu seio, tinha muita vergonha, timidez e recebi essa notícia maravilhosa que seria uma das beneficiadas pela cirurgia para reconstrução da mama. Ele está aqui comigo e muito feliz pela minha felicidade, ele sabia do meu desejo. Deus é maravilhoso, estou muito feliz e grata aos médicos, enfermeiras, a turma da Motiva Implantes, que nos receberam muito bem e com muito carinho e acolhimento”, agradeceu Sheila Alves.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp