MP e órgãos do Estado preparam operação para combater exploração sexual na orla

30/09/2015 19h02
MP e órgãos do Estado preparam operação para combater exploração sexual na orla
A8SE

Uma força-tarefa está sendo preparada por vários órgãos do Estado juntamente com o Ministério Público estadual com objetivo de evitar a exploração sexual de crianças e adolescentes na Orla de Aracaju, no bairro da Atalaia. Cartão postal da cidade, a Orla tem apresentado tensões entre moradores e profissionais do sexo.

Entre as principais queixas dos moradores estão à exploração sexual de crianças e adolescentes e a perturbação da ordem pública. Além da pratica legal exercida pelas profissionais do sexo, há queixas de que elas estão arregimentando crianças e adolescentes para a pratica comercial do sexo, vendendo drogas e fazendo manifestações que incomodam os moradores. Para tentar resolver este e outros problemas, órgãos do Governo do Estado estão trabalhando de forma sistemática. É o que afirma a delegada, Georlize Costa, titular da delegacia Especial de Atendimento à Criança, Adolescente e Vítima, instalada no Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis (CAGV).

Ações


Nesta segunda-feira, os órgãos se reuniram no Ministério Público para definir um plano estratégico de ações. Foram traçadas diretrizes a serem adotadas de forma racional para que não só os moradores como também os turistas que visitam a Atalaia possam passear de modo mais seguro na região, disse e delegada Georlize Costa.

A Emsetur intensificou desde o primeiro semestre deste ano uma campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes com o tema `Exploração sexual não é brincadeira, é crime`. Para ajudar no combate a esse tipo de crime denúncias de abusos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo telefone (79) 3213-7000.

Há ainda o Disque 100, do Governo Federal, válido para todo o território nacional. A campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma ação conjunta do Governo de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju e envolve as secretarias do Estado de Segurança Pública; da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social; de Promoção Social, Trabalho e Juventude; da Saúde e do Turismo, através da Emsetur, além da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Ação Social, Conselhos Tutelares, Instituto Recriando, Ministério Público, entre outros.

Uma nova reunião será marcada para a definição de um plano estratégico de ações com a colaboração dos atores envolvidos. No próximo encontro, serão traçadas diretrizes a serem adotadas de forma racional para que não só os moradores como também os turistas que visitam a Atalaia possam passear de modo mais seguro na região.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: