Ministério Público vai proibir a pesca em área de bahistas

A trágica morte do surfista Felipe José Amarante Gonçalves, de 24 anos, ocorrida no dia 12 desse mês, causada por uma rede de pesca na Praia de Atalaia levou o Ministério Público (MP) a tomar algumas medidas para evitar que novas mortes ocorram. Uma das determinações é proibir a pesca principalmente com rede de arrasto na área de bahistas.
O Ministério Público marcou uma nova reunião para o dia 1º de julho (Foto: Kátia Susanna)
A reunião contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros e da Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), mas outros órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marinha, Polícia Ambiental, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Colônia de Pescadores que também deveriam participar do encontro, não chegaram a ser convocados pelo MP. Com isso uma nova reunião foi marcada para o dia 1º de julho com o objetivo de ampliar as discussões e definir novas ações para a questão.
De acordo com a Promotora Euza Missano existe uma preocupação em delimitar a área de pesca. "Tem que existir áreas específicas para a pesca desde que não seja freqüentada por bahistas. Nós temos uma preocupação muito grande em decorrência da morte do surfista e vamos garantir a segurança dos bahistas principalmente nesse período de férias escolares", destaca a promotora.
O Corpo de Bombeiros também promete intensificar a fiscalização em todas as praias da capital. "Nós já fazemos essa fiscalização, mas vamos intensificar mantendo a vigilância nas praias. Quando encontrado qualquer rede ou anzol vamos recolher e encaminhar para a polícia ambiental", afirmou o Capitão Hector.
A Diretora do Departamento de Gestão Ambiental da Adema, Rogéria Elma, ressaltou que é preciso o envolvimento de todos para solucionar o problema. "A priori fomos convocados para essa reunião, mas entendo que é preciso o envolvimento de outros órgãos para tentar solucionar essa questão", disse a diretora.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
7 horas, 34 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
10 horas, 59 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
11 horas, 21 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe