Militar de SE acusado de matar mais de 40 pessoas em Pernambuco foge de presídio

30/09/2015 19h03
Militar de SE acusado de matar mais de 40 pessoas em Pernambuco foge de presídio
A8SE

 

Beatriz Gibson: fuga não foi surpresa

O Policial Militar de Sergipe, Giusep do Amaral Carvalho, acusado de chefiar um grupo de extermínio que matou mais de 40 pessoas em Pernambuco conseguiu fugir do Presídio Militar na madrugada de hoje (10) horas antes de ser transferido para àquele Estado onde seria ouvido em audiência pela Justiça.

O militar foi preso na quarta-feira (04) pela polícia sergipana em cumprimento a uma determinação judicial de Pernambuco que exigia a transferência imediata do acusado. O recambiamento seria feito nessa segunda-feira (09) por uma equipe de agentes da Polinter pernambucana sob o comando da delegada de captura, Beatriz Gibson.

"Fiz de tudo para que ele fosse transferido ontem (09), mas o Comando da PM de Sergipe insistiu em só providenciar o recambiamento do preso no dia de hoje. Diante das mudanças tive 60% de certeza de que o Giusepe iria fugir, o que de fato ocorreu. Alertei que tinha grandes probabilidades dele escapar. Nosso Serviço de Inteligência tinha informações suficientes sobre isso . Afirmei ao Comando e a Secretaria de Segurança Pública que se tratava de um preso de alta periculosidade ", disse a delegada ao acrescentar que apesar das argumentações e fatos, o Comandante da Polícia Militar, Coronel Magno disse que teria que tomar algumas providências e garantiu que a transferência ocorreria nesta terça-feira (10) às 5 horas da manhã.

Giusep: acusado de extermínios

 

Ao chegar ao Presídio Militar hoje cedo à cela estava vazia. "Para mim o fato não foi nenhuma surpresa", disse a delegada pernambucana.

"Nossa equipe está voltando para casa com a sensação de impunidade. Houve uma falha gravíssima e fica agora a expectativa que tudo seja esclarecido e resolvido pela polícia sergipana", disse ela. De acordo com a delegada, sua maior surpresa foi saber que o acusado se tratava de um policial militar. "Em Pernambuco, ele é motorista, onde tem residência fixa. Ele possui três casas na comunidade chamada Tijolos, sendo conhecido na região como ‘Gil dos Tijolos`. Há algum tempo ele vem sendo investigado, inclusive monitoramos várias ligações feitas por ele de um telefone público para resolver problemas em Sergipe", relata a delegada.

 

 Presídio: policiais tentam explicar fuga

Ela afirma que a vinda de Giusep a Sergipe foi justamente para resolver o bloqueio no pagamento de seus vencimentos, ou seja, ele morava em Pernambuco e recebia dinheiro como Policial Militar em Sergipe. Ele é lotado no Batalhão da PM de Propriá.


Ficha criminal extensa


Giusep é acusado pela polícia pernambucana de chefiar um grupo de extermínio. Ele responde a quatro processos por homicídio. Também há vários inquéritos em aberto contra ele tramitando em várias delegacias do Estado. "Trata-se de um traficante de drogas e não estamos falando apenas de um homicida. Ele é acusado de exterminar famílias inteiras", reforça a delegada.

Giusepe também é acusado de comandar uma milícia em Pernambuco. "Ele cobrava para dar segurança à população da localidade. Na verdade ele nunca precisou do salário da Polícia Militar de Sergipe. Ele usou a corporação como escudo para praticar crimes bárbaros", lamenta a delegada ao ressaltar que volta para o Estado de Pernambuco com a sensação de impunidade.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: