Sergipe

Maruim recebe obras para evitar transbordamentos

Obras estão sendo realizadas no município de Maruim para evitar que se repitam os transtornos causados pelas chuvas em maio deste ano, quando o transbordamento do rio Ganhamoroba destruiu 52 casas e atingiu parcialmente 20 moradias, deixando mais de 400 pessoas desalojadas. A principal delas é a obra de recuperação das margens do rio Ganhamoroba localizadas no trecho urbano da cidade.

Através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), o serviço foi contratado por R$ 8.334.275,57. Nele estão previstos o trabalho de dragagem e a construção do gabião - um muro feito de pedras e preso com uma tela de proteção. Parte do material que será utilizado, assim como a equipe da construtora que venceu a licitação, já estão instalados no local e os serviços serão iniciados na próxima segunda-feira, 14.

Até o momento, 14 casas foram entregues à população maruinense, que ficou desabrigada após a enchente. As habitações têm dois quartos, cozinha, sala, banheiro e uma pequena varanda. Outras 65 moradias estão sendo construídas, das quais 25 serão entregues nos dois meses seguintes. Ao todo, o Estado está investindo nas residências R$ 1,5 milhão.

Ana Olívia dos Santos, mãe de três filhos e que residia há muitos anos no bairro Coelho - mais atingido pelo transbordamento do rio - é uma das novas moradoras do conjunto habitacional. "Eu fiquei muito alegre quando ganhei essa casa porque a chuva destruiu a antiga. Graças ao trabalho do Governo tenho onde morar de novo", disse.

Fonte: ASN