Mais quatro municípios decretam calamidade pública

Por ascom Alese 23/06/2021 16h44
Mais quatro municípios decretam calamidade pública
Junior Ventura

Os deputados estaduais voltaram a aprovar, por maioria, nessa quarta-feira (23), em mais uma Sessão Extraordinária Mista, os projetos de decreto legislativo que mantém o Estado de Calamidade Pública em quatro municípios sergipanos até 31 de dezembro de 2021. 

Pelos Decretos Legislativos da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, aprovados hoje, foram reconhecidas as solicitações, dos prefeitos dos municípios de Salgado, Pinhão, Arauá e Itabaiana. 

O reconhecimento de pedidos de calamidade pública está disposto no artigo 65 da Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000. Nas solicitações, os gestores alegam dificuldades financeira para administrar os municípios em virtude da pandemia do novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020.

A fiscalização dos gastos das prefeituras, durante a vigência do estado de calamidade pública, ficará sob a responsabilidade da Câmara de Vereadores dos municípios. Com a aprovação, as prefeituras terão algumas flexibilizações junto à Lei de Responsabilidade Fiscal, a exemplo da suspensão de prazos, dispensa de metas fiscais e de limitação de empenhos.

Além dos decretos aprovados hoje, até o momento a Alese já aprovou o pedido de reconhecimento de calamidade pública para os municípios de Boquim, Nossa Senhora do Socorro, Moita Bonita, Pirambu, Aracaju, Nossa Senhora de Lourdes, Laranjeiras, Cedro de São João, Campo do Brito, Cristinápolis, Macambira, Nossa Senhora da Glória, Capela, São Cristóvão, Japaratuba, Amparo de São Francisco, Indiaroba, Riachão do Dantas, Santa Luzia do Itanhy e Umbaúba.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp