Lula confirma participar de inaugurações em Sergipe ainda este mês

30/09/2015 19h10
Lula confirma participar de inaugurações em Sergipe ainda este mês
A8SE

 

Encontro entre Déda e Lula na UFRJ (Foto Ricardo Stuckert / PR)

Durante reunião entre o governador de Sergipe com o presidente Lula, ocorrida ontem (quinta-feira, 30), durante inauguração de um laboratório na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Déda negociou com o Lula a vinda do presidente para uma série de inaugurações e anúncios de investimentos no Estado, ao que ele respondeu positivamente. Ainda na ocasião, o governador reafirmou ao presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli, o interesse na ampliação da fábrica de fertilizantes nitrogenados da empresa em Sergipe, a Fafen

 

Marcelo Déda convidou Lula para as inaugurações do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju, e do Campus da Cultura no município de Laranjeiras. A idéia é incluir também na agenda do presidente a assinatura do Programa de Extensão Universitária com o Ministério da Educação, que viabilizará a construção do Campus da Saúde em Lagarto, a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 30 milhões para a edificação da ponte sobre o rio Piauí, ligando Porto do Cavalo à Terra Caída (Estância/Indiaroba), e a formalização de um convênio entre os Governos do Estado e Federal para a duplicação da BR-101 no trecho de Estância até a divisa com a Bahia, assegurada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em fevereiro deste ano.

O encontro entre Déda e Lula estava acertado, mas por recomendação do próprio presidente foi realizado durante a inauguração do laboratório. Lula solicitou ao cerimonial da Presidência que organize a visita a Sergipe logo após o seu retorno da missão oficial ao Oriente, na segunda quinzena de maio. Ele destacou que uma das prioridades do país é a expansão do ensino superior e citou Sergipe como um exemplo a ser seguido, já que até 2010 o estado terá três campi no interior: um em Laranjeiras, outro em Itabaiana e mais um em Lagarto.

Recuperação

Após a conversa com o presidente Lula, o governador Marcelo Déda também discutiu com o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, a ampliação da Fafen-SE e a recuperação das estradas por onde circulam os caminhões de carga pesada da empresa. Sérgio Gabrielli comprometeu-se a divulgar na primeira quinzena de maio os estudos sobre a ampliação da Fábrica realizados pelo grupo de trabalho criado pela estatal.

No caso da Fafen, é possível ampliar em 1 milhão de toneladas por ano a produção local de uréia, uma das matérias-primas mais importantes na produção de adubos. Atualmente, a fábrica da Petrobras no estado produz 480 mil toneladas por ano, além de 360 mil toneladas de amônia e a ampliação da oferta de fertilizantes nacionais diminuiria a dependência brasileira deste insumo básico da agricultura, barateando a produção e, conseqüentemente, o preço dos alimentos, já que 70% do suprimento de adubos no Brasil são importados.

Já em relação às estradas, a idéia do governador é que a Petrobras compartilhe com o Estado a responsabilidade pela manutenção e pavimentação das rodovias que passam por municípios como Maruim, Rosário do Catete, Divina Pastora, Siriri, Barra dos Coqueiros, Pirambu e Brejo Grande. A proposta é que sejam investidos aproximadamente R$ 67 milhões nas estradas sergipanas.

Fonte: ASN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: