Lua de Sangue acontece neste domingo; fenômeno poderá ser visto de Aracaju

Neste domingo (15) acontece um eclipse total da lua que poderá ser observado de todo o país. Em Aracaju, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA) vai promover a observação com telescópios do fenômeno, também chamado de Lua de Sangue, na área externa do local, que fica dentro do Parque Augusto Franco. A observação iniciará a partir das 22h30.
A partir das 22h32, a lua ficará com o aspecto acinzentado, dando início ao eclipse. Às 23h27, a lua ficará ‘cortada’ e, 0h29, iniciará seu aspecto avermelhado. O ponto máximo do eclipse será registrado à 1h11, já na madrugada de domingo para segunda-feira. A partir de 1h53, a lua voltará ao tom acinzentado. O fim da observação acontecerá às 3h50, quando se encerra o eclipse e a lua cheia brilhará novamente.
“Além da observação com telescópios, haverá uma tela com explicações e simulações sobre o fenômeno. Para segurança de todos, o evento contará com a presença da Guarda Municipal de Aracaju [GMA]. Não há limite de participantes e orientamos levar repelentes para quem pretende ficar até o fim da observação”, explica Augusto Almeida, coordenador da CCTECA.
A CCTECA informou que o evento poderá ser cancelado de acordo com as condições do tempo. O acesso ao local se dá pela lateral do parque, no portão da avenida Oviêdo Teixeira.
Eclipse
Este é o primeiro eclipse total da lua de 2022 e, segundo astrônomos, também será o único. Depois do fenômeno de domingo, outro igual só poderá ser observado por brasileiros em 2025.
O eclipse total lunar acontece quando a lua é ocultada pela sombra da Terra. Isso ocorre quando sol, Terra e lua encontram-se alinhados, com a Terra entre os dois.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
10 horas, 31 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
13 horas, 56 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
14 horas, 18 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe