João Alves volta a falar sobre transposição
O ex-governador de Sergipe, João Alves Filho (DEM) voltou a condenar o polêmico projeto de transposição do rio São Francisco. Foi durante palestra no Fórum de Lideranças em Brasília.

O ex-governador de Sergipe João Alves Filho falou ontem (10) à noite, durante IV Encontro de Lideranças do Conselho Nacional de Arquitetura e Agronomia (Confea), em Brasília, sobre o projeto de transposição do Rio São Francisco. O assunto foi discutido com o consultor do Projeto da Integração do São Francisco junto ao Ministério da Integração Nacional Francisco, Jácome Sarmento. O ex-governador sergipano fez uma crítica ao termo "Nordeste Setentrional", porque no seu entendimento "divide a região que sempre foi unida".
João disse que "os defensores da transposição falam ainda que a gente não quer doar uma cuia d`água para os irmãos que sofrem com a seca. Isso não é verdade. Eles querem transpor água de um rio que está morrendo", criticou o ex-governador que é um estudioso do assunto.
Ele explicou que um rio morre pela foz e o São Francisco já está sem forças, de maneira que a água do mar invade e é possível pescar peixes de água salgada 145 quilômetros rio adentro. "A salinização é a primeira etapa, depois teremos a seca do rio que vai atingir o abastecimento de 60% dos habitantes de Aracaju", informou, acrescentando que já viu vários rios morrerem por causa de transposições.
João Alves apontou como alternativa à transposição, a disponibilidade de água doce encontrada no subsolo dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte e que se constitui na maior reserva exclusivamente brasileira, embora atualmente, apenas 4% de sua capacidade esteja sendo aproveitada para uso humano e animal. "Outra alternativa é tornar eficiente o sistema de açudes, que destacam mundialmente o semi-árido brasileiro como possuidor da maior reserva de água acumulada em construções pelo homem", citou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hoje acontece o lançamento da edição 2026 da Expo Verão Sergipe

Curso de letramento digital é ofertado para idosos de Aracaju

Direto de Brasília 21/10/25 - demissão Márcio Macêdo/audiência Fafen

Sergipe tem quase 300 mil domicílios com a tarifa social de energia elétrica

Justiça Federal concede nova decisão favorável aos servidores temporários da FHS que foram demitidos
Mais acessadas
PasseiMed vai promover “Sessão da Aprovação” gratuita com revisão para o Enem em Aracaju
Simpósio e apresentações artísticas celebram 70 anos do Teatro Atheneu
Flamengo vence o Palmeiras no Maracanã e se aproxima de liderança
Mulher é presa em flagrante por tráfico de drogas em Campo do Brito
Abertas as inscrições para a II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
5 horas, 51 minutos Ataque de abelhas na zona rural de Graccho Cardoso deixa vítimas com quadro alérgico grave
-
6 horas, 51 minutos Academia é interditada em Poço Redondo durante fiscalização
-
7 horas, 10 minutos Passeio Ciclístico Cidade Mãe será realizado neste domingo (26) em São Cristóvão