Irrigantes e aquicultores devem atualizar cadastro para manter desconto na conta de luz

Cerca de 400 produtores rurais em Sergipe precisam atualizar o cadastro para garantir a manutenção do desconto na conta de luz. O recadastramento, que é feito a cada três anos, é uma determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e objetiva validar se os clientes que recebem benefícios tarifários ainda atendem aos critérios necessários.
O desconto na tarifa chega a 73% do consumo gerado entre 21h30 e 06h, conforme o determinado no Programa Tarifa Rural de Energia Elétrica, que é regulamentado pela Aneel.
No ano passado, segundo a Energisa, uma parcela dos produtores rurais, atendida em alta tensão, já realizou a atualização cadastral. Este ano estão sendo convocados aqueles atendidos em baixa tensão com maiores médias de consumo; e em 2023, serão chamados a realizar o recadastramento aqueles consumidores atendidos em baixa tensão e que se encontram em faixas menores de consumo.
A Tarifa Rural é uma das mais importantes iniciativas do setor elétrico. Têm direito ao benefício clientes que exercem atividades como agropecuária rural ou urbana, residencial rural, cooperativa de eletrificação rural, agroindustrial, aquicultura e irrigação, serviço público de irrigação rural e escola agrotécnica.
Passo a passo para o cadastro
A atualização do cadastro deve ser realizada até o dia 30 de novembro, pela internet, sem a necessidade de se deslocar a uma das agências da Energisa, clicando aqui. Ao abrir a página, basta informar o estado em que está localizada a unidade consumidora, escolher a opção “Outros Assuntos” e clicar em “Conversar no WhatsApp”. Em seguida, clicar em iniciar “Iniciar Conversa”.
Após o primeiro contato, o cliente deve digitar a opção “9 – Ver todos os serviços” e, depois, o item “21 0 Recadastramento rural”. Em seguida, o cliente deverá digitar “sim” para a pergunta “Você gostaria de falar com um atendente humano?”. O atendente irá orientar o passo a passo de como fazer, enviar as fotos dos documentos e concluir a atualização. A lista de documentos necessários para o recadastramento pode ser conferida clicando aqui.
Cadastro de outras atividades
Além do recadastramento do irrigante e aquicultor, os produtores rurais de outras atividades também podem realizar o cadastro para receber descontos na conta de energia elétrica. São mais de 20 mil produtores que têm direito ao benefício em Sergipe e não estão cadastrados.
Para receber o subsídio na fatura de energia, é preciso que o imóvel esteja localizado na área rural e que o titular da conta comprove o vínculo com a atividade rural. As atividades que podem receber o benefício são: agropecuária rural; cooperativa de eletrificação rural, agroindústria e residencial rural.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

A partir de quarta-feira, a Caixa Econômica começará a pagar mais uma etapa do abono salarial

Sindicatos e movimentos sociais unem forças para lutar contra a implantação das chamadas O.S

Direto de Brasília 13/10/25 - Congresso Nacional relacionados à educação

Número de ocupação no mercado de trabalho em Sergipe é o melhor do nordeste, segundo o IBGE

Aracaju ganhará casa inclusiva, para acolhimento de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade
Mais acessadas
Movimento de passageiros cresce 7,2% no Aeroporto de Aracaju em setembro
Congresso Brasileiro de Comunicação Pública discute papel da informação frente às mudanças climáticas
Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes
Bloquinho Kids TV Atalaia reúne famílias com muita cor, música e alegria no RioMar
Caminhão carregado de blocos capota entre a SE-100 e SE-488, em Indiaroba
Mais notícias
-
3 horas, 9 minutos Movimento de passageiros cresce 7,2% no Aeroporto de Aracaju em setembro
-
3 horas, 19 minutos VÍDEO: Aeronave da Força Aérea Brasileira sobrevoa Aracaju em inspeção de rotina
-
5 horas, 42 minutos Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes