Inscrições até 17 de julho
Com provas baseadas mais no raciocínio lógico e menos na memorização, o novo processo criado pelo Ministério da Educação (MEC) pretende democratizar as oportunidades de acesso às vagas.
Prosseguem até o dia 17 de julho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009. Os alunos da rede estadual já estão se inscrevendo desde a última segunda-feira, 15, quando o processo foi iniciado. Os professores e equipe diretiva das escolas estaduais vêm promovendo palestras com os alunos sobre a importância de participar do Enem. As provas acontecem nos dias 3 e 4 de outubro.
Com provas baseadas mais no raciocínio lógico e menos na memorização, o novo processo criado pelo Ministério da Educação (MEC) pretende democratizar as oportunidades de acesso às vagas na educação superior federal, possibilitar a mobilidade acadêmica, intercâmbio de estudantes e professores entre universidades e estimular a reestruturação dos currículos do ensino médio.
Os estudantes interessados em participar do exame deste ano devem fazer a inscrição na página eletrônica http://www.inep.gov.br/enem . A taxa é de R$ 35, com isenção para alunos de escolas públicas e estudantes que comprovem renda insuficiente.
Exame nacional
O Enem é um dos principais instrumentos de avaliação do desempenho dos estudantes brasileiros. O exame obedece a uma nova concepção de avaliação, colabora com as instituições de ensino em seus processos seletivos e, especialmente, oferece ao estudante a possibilidade de fazer uma autoavaliação sobre seu nível de conhecimento e desempenho.
A expansão no número de candidatos deve-se ao Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação, que utiliza os resultados desse exame nacional como um dos critérios para a seleção dos contemplados com bolsas de estudo integrais ou parciais.
No período 2008/2009, mais de 100 mil pessoas ingressaram em universidades e faculdades e cerca de 470 instituições de ensino superior utilizaram, de alguma forma, os resultados do exame em seus processos seletivos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Conheça algumas dicas para não sofrer com a ressaca
Vagas para o camarote da acessibilidade do réveillon da orla foram encerradas em menos de 2 horas
Pesquisa aponta avanço na alfabetização de adultos em Sergipe
Governador Fábio Mitidieri concedeu uma entrevista especial no Balanço Geral
Governo do Estado entrega dois aparelhos de ressonância magnética à unidades da rede estadual
Mais acessadas
Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito
Uso de fogos com estampido reacende debate sobre riscos à saúde e impacto em animais
Brasil terá vantagem inusitada nos primeiros jogos da Copa do Mundo; entenda
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Sergipe tem maior proporção de mães solo do Brasil, aponta IBGE
Mais notícias
-
4 horas, 49 minutos Sergipe tem maior proporção de mães solo do Brasil, aponta IBGE
-
5 horas, 44 minutos IPVA 2026: prazo para motociclistas de baixa renda pedirem isenção termina nesta quarta (31)
-
7 horas, 5 minutos Colisão frontal deixa um homem morto e outro ferido na SE-488, em Indiaroba