Sergipe

IFS abre curso técnico em Sistemas de Energias Renováveis

O curso Técnico de Nível Médio em Sistemas de Energias Renováveis acaba de ser aprovado no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e já vai ser ofertado em 2020.1 no Campus Estância. Foram abertas, inicialmente, 40 vagas na modalidade integrada para o processo seletivo vigente, nos turnos matutino e vespertino. A carga horária é de 3.200h, com duração de três anos, e a grade curricular incluiu disciplinas do ensino médio e da área técnica.

No Brasil, esse segmento responde por mais da metade da produção de eletricidade. Dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) de 2016 indicam que 82% da matriz elétrica brasileira provém de energias renováveis.

O Plano Decenal de Expansão de Energia da EPE indica de 2016 a 2026, um crescimento de 140% na capacidade instalada para energia eólica no Brasil, com previsão de 28,5 GW em 2026, enquanto a solar deve atingir 9,6 GW, sem contar a geração distribuída. Vale destacar que o Nordeste possui regiões favoráveis à instalação de painéis solares e de parques eólicos, como mostra o estudo feito pelo Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio Brito (Cresesb).

A adoção da energia solar apresenta ainda vantagens financeiras. É possível reduzir a conta de energia elétrica em até 95%, o que faz desse investimento mais rentável em comparação às opções adotadas pela população, com a caderneta de poupança, os fundos de renda fixa e o tesouro direto.