Ibama prepara mais um defeso de caranguejo

30/09/2015 19h00
Ibama prepara mais um defeso de caranguejo
A8SE

Defeso (Foto: Tamires Franci)

No período de 12 a 17 deste mês de janeiro ocorre a primeira etapa de defeso do caranguejo de 2009. A segunda fase vai de 27 a 01 de fevereiro. Esses dias representam o período de andada dos crustáceos, fase em que eles saem das tocas para acasalar e soltar as larvas.

Durante o defeso fica proibida a captura, comercialização e qualquer tipo de beneficiamento do produto que não esteja declarado junto ao Ibama, alerta o engenheiro de pesca do Ibama, Salustiano Marques. Proibidos de trabalhar na atividade em razão da reprodução das espécies, os pescadores passam a receber parcelas do seguro-desemprego no valor de um salário-mínimo.

Salustiano informou que a população de caranguejos em Sergipe voltou a ser sustentável, mas ainda não é como antes. De acordo com o engenheiro, a pesca com redinhas é a maior atividade predatória da espécie. "O melhor tipo de pesca ainda é o embraçamento (catar com as mãos)", ressaltou.

Entende-se por "andada" o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos (larvas).

Para o manguezal, o defeso significa a proteção aos caranguejos, para que a "andada" se realize. É a época em que ficam mais indefesos e expostos à ação predadora do homem. O Ibama vem fazendo um trabalho de educação ambiental com todos os segmentos da sociedade, pois considera a necessidade imperiosa de proteção e controle do ecossistema do manguezal, por meio da conscientização e participação da sociedade organizada e dos órgãos de fiscalização nos níveis municipal, estadual e federal.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: