Habilitação gratuita gera expectativa de emprego
A Setram começou a convocar os candidatos ao curso de 1° Habilitação que será oferecido pela Escola Pública de Trânsito. Todos os 40 candidatos classificados estão desempregados e acreditam que com a carteira em mãos será mais fácil arrumar um emprego.
Desde a semana passada a Secretaria de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana (Setram) começou a convocar os candidatos ao curso de 1° Habilitação que será oferecido pela Escola Pública de Trânsito. Todos os 40 candidatos classificados estão desempregados e acreditam que com a carteira em mãos será mais fácil arrumar um emprego.
Robevaldo José de Oliveira, de 40 anos, morador do loteamento São Braz, no município de Nossa Senhora do Socorro, disse que ficou emocionado quando recebeu a carta de convocação. "Eu sei que com a carteira de motorista em mãos posso mudar a minha vida e a de minha família. È um sonho de muitos anos que vou poder agora finalmente realizar e por isso vou me dedicar muito durante as aulas", afirmou Robevaldo, que está desempregado há quatro meses.
O jovem Anderson Kleber, 24, está procurando trabalho há mais de um ano. Ele relatou que já sabe dirigir, mas nunca conseguiu juntar o dinheiro para tirar a habilitação. "Eu trabalhei num posto de lavagem e lá o pessoal me ensinou a dirigir, mas nunca pratiquei muito. Pelo fato de o curso ser muito caro, quase o valor do salário que eu recebia, nunca tive condições de tirar a carteira. Já perdi várias oportunidades de emprego por conta disso e agora tenho certeza que com a habilitação em mãos vou ter a minha carteira assinada", declarou Kleber.
O secretário de Estado dos Transportes e da Integração Metropolitana, Bosco Mendonça, informou que a Setram enviou as cartas de convocação no dia 22 de abril e desde o último dia 27 os candidatos selecionados estão comparecendo com a documentação para a avaliação por parte de uma assistente social. "Esse era um desejo do governador Marcelo Déda de poder ajudar os cidadãos menos favorecidos a ter o direto de conseguir sua carteira de habilitação. Estamos muito felizes em saber que podemos ajudá-los a arrumar um emprego e a realizar um sonho", ressaltou Bosco informando que o Governo até 2010 vai levar o curso para todo o interior do estado por meio da Escola Pública de Trânsito móvel.
O secretário adiantou que a Setram já está avaliando a possibilidade de convocar mais 40 candidatos da lista de espera ainda este mês. Nessa primeira turma estão sendo contemplados moradores dos municípios de São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. No decorrer do curso, os 20 alunos que se destacarem terão sua primeira habilitação a custo zero, o que inclui as aulas teóricas e práticas, exames e isenção de taxas do Detran. Os outros 20 terão sua habilitação a baixo custo com a gratuidade das aulas teóricas, exames e a isenção das taxas, pagando apenas pelas aulas práticas. Essa redução corresponde a aproximadamente 70% do valor total que qualquer condutor pagaria para tirar a habilitação.
Com informações da ASN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Confira o horário de funcionamento do Hemose durante o período natalino
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
18 horas, 46 minutos Morre Secretário adjunto de Educação de Lagarto, Jordan Castro
-
1 dia, 12 horas Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
1 dia, 14 horas Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal