“Há uma possibilidade, mas é remota”, afirma especialista sobre tsunami em Sergipe
Nesta quinta-feira, 16, circulou a notícia da possibilidade de um tsunami atingir regiões sergipanas, o que causou pânico entre as pessoas. O Portal A8SE entrou em contato com um especialista na área, o professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Sergipe, Herbert Conceição. Ele explicou que o fenômeno não deve chegar ao estado.
As autoridades espanholas emitiram o alerta em nível amarelo para erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa da África. Pesquisadores acreditam que o vulcão pode provocar um tsunami que atingiria todas as Américas, com maior impacto sobre os litorais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
“O vulcão tem um edifício mais ou menos triangular. O temor dos geocientistas é que entre em colapso. Esse edifício vulcânico pode cair no mar. Ao cair no mar, ele gera uma onda muito grande e essa onda gera o tsunami. As possibilidades é de atingir desde Nova York até o Nordeste [do Brasil]. Toda essa região sofreria impacto dessa onda", explica o professor Herbert.
A partir dessas informações surgiu a possibilidade do estado sergipano também sofrer efeitos, entretanto, o professor esclarece que não é preciso temor. Quando questionado, ele diz que é "uma possibilidade pouco remota".
Ainda detalhando sobre o fenômeno, ele reitera que a força da onda seria inferior ao chegar no território brasileiro.
“À medida que a onda se propaga no mar, ela vai perdendo energia”.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Catedral Metropolitana de Aracaju completa hoje 150 anos de história
Transporte intermunicipal terá frota ampliada no natal
PRF inicia na meia-noite desta terça-feira a operação 'Rodovida Natal' nas rodovias federais
TV Atalaia foi umas das homenageadas pela FEAC pelos bons serviços prestados ao povo sergipano
Viaduto que interliga avenidas importantes da capital passará por uma obra de revitalização
Mais acessadas
Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda
Pis/Pasep: mais de 141 mil ainda não sacaram o Abono Salarial 2025; veja prazo final
Lista final de habilitados no edital de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana é divulgada
Décima parcela do Programa Pé-de-Meia começa a ser paga nesta segunda-feira (22)
Motociclista fica ferido após colisão lateral na SE-100, em Estância
Mais notícias
-
10 horas, 12 minutos Acidentes em rodovias estaduais deixam um morto e dois feridos em Sergipe
-
10 horas, 25 minutos Lista final de habilitados no edital de Patrimônios Vivos da Cultura Sergipana é divulgada
-
11 horas, 29 minutos Aracaju antecipa funcionamento de feiras livres durante o Natal