Governo divulga PSS com 37 vagas para professores de libras; saiba mais

A seleção oferece vagas temporárias para diferentes perfis de atuação em escolas estaduais

Por Redação do Portal A8SE e Agência Sergipe 10/01/2025 14h14
Governo divulga PSS com 37 vagas para professores de libras; saiba mais
Foto: Maria Odília/Seduc

Nesta sexta-feira (10), foi divulgado o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O documento prevê 37 vagas, e os interessados devem se inscrever pelo site oficial da Seduc, na aba "Editais e Seleções – Inscrições".

A seleção será dividida em duas etapas: na primeira, será realizada uma avaliação de títulos, com a análise de documentos acadêmicos e profissionais; na segunda, ocorrerá uma prova prática, em que os candidatos deverão ministrar uma aula sobre temas pré-definidos, sendo avaliados quanto à fluência, didática e metodologia.

Além disso, o PSS contempla três perfis de contratação:

Professor de Libras como primeira língua (L1), voltado para surdos, com formação em Licenciatura em Letras Libras ou Letras/Libras-Língua Portuguesa.

Professor de Libras como segunda língua (L2), voltado para o Nível Superior, com ênfase para surdos, mas também abrangendo ouvintes, e que exige formação nas mesmas áreas.

Professor de Libras como segunda língua (L2), voltado para o Nível Médio, que exige certificações específicas, como o Prolibras ou cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Quanto à carga horária, ela varia de acordo com o cargo. Para os candidatos do Nível Médio, a carga horária será de 30 horas semanais, enquanto para os candidatos do Nível Superior, a carga horária pode variar entre 125 e 200 horas mensais. O objetivo é atender à necessidade temporária do serviço em unidades da rede pública estadual, promovendo a inclusão e o fortalecimento da educação bilíngue.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp