Governadores, ministros e presidente discutem agenda social para o NE

30/09/2015 19h02
Governadores, ministros e presidente discutem agenda social para o NE
A8SE

Num encontro histórico, governadores do Nordeste e dos estados da Amazônia Legal, ministros de Estado, secretários estaduais e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiram acelerar a agenda social naquelas duas regiões do país. Reunidos durante dois dias em Brasília, as autoridades definiram metas para reduzir a mortalidade infantil e o analfabetismo, ampliar o registro civil dos cidadãos e aumentar os investimentos em agricultura familiar.

Na visão do governador Marcelo Déda, o encontro inédito, que marca estágio mais elaborado da gestão pública brasileira, serviu para "consolidar a substância de um pacto histórico entre governadores de estados do Norte e Nordeste e a União, com o objetivo de melhorar os indicadores sociais destas regiões". O pacto, que inclui metas como a redução de, no mínimo, 5% ao ano dos índices de mortalidade infantil, é focado nas regiões e municípios que apresentam os piores índices sociais.

Reduzir a diferença

Depois de detalhado levantamento estatístico, que apontou as discrepâncias dos indicadores sociais do Norte e Nordeste em relação às demais regiões do país, os governantes decidiram estabelecer metas para que essa diferença diminua em ritmo acelerado. Para isso, durante toda a terça, 27, secretários estaduais reuniram-se com os secretários-executivos dos ministérios da Educação, da Saúde, do Desenvolvimento Agrário e dos Direitos Humanos.
Já nesta quarta-feira, 28, sob a coordenação do ministro José Múcio, das Relações Institucionais, foi a vez de governadores encontrarem-se durante todo o dia com ministros de Estado. "Chegou a hora de colocar desigualdade regional na ordem do dia", disse a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que participou da abertura das reuniões, ao explicar as razões pelas quais a União vai investir mais na região Nordeste e na Amazônia Legal para diminuir os índices negativos.

Reunidos no segundo andar do Palácio do Planalto, 15 governadores e cinco ministros repassaram todas as áreas que apresentam as maiores deficiências e pactuaram as metas, antes de selar um acordo num encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teve início no final da tarde desta quarta.


Qualidade de vida


No debate durante o dia, enquanto os ministros discorriam sobre os indicadores de suas áreas, diagnosticavam os problemas de cada região, exibiam as estatísticas e repassavam as metas acertadas, governadores exibiam suas experiências bem-sucedidas, apontavam as áreas mais problemáticas em seus estados e apresentavam sugestões para aprimorar o pacto pela nova agenda social.


"Nosso compromisso, formalizado com o presidente da República, fixa metas a serem alcançadas até 2010 objetivando garantir mais qualidade de vida para as populações do Norte e do Nordeste do país, ajudando o Brasil a atingir as metas do milênio", resumiu Déda. "Além disso, este compromisso vem num momento muito especial, de grave crise econômica, quando o social não pode ser esquecido".
Acompanharam o governador durante toda esta quarta-feira os secretários Lúcia Falcón, do Planejamento, Rogério Carvalho, da Saúde, José Fernandes Lima, da Educação, e o representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes. Dos encontros no Palácio do Planalto, participaram, além do ministro José Múcio, seus colegas da Educação, Fernando Haddad, da Saúde, José Gomes Temporão, do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: