Sergipe

FPI identifica irregularidades no mercado de carnes e peixes de Japoatã

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) identificou diversas irregularidades sanitárias no mercado de carnes e peixes do município de Japoatã. Entre os problemas encontrados estão os dejetos de carne, peixe, aves lançados a céu aberto, em lagoa de lixo formada nas proximidades do mercado.

Segundo a coordenadora da equipe Abate, Salete Deze, após a feira, os dejetos do mercado são despejados na lagoa em frente ao mercado. "Todos os dejetos do mercado - de lavagem que ocorre após a feira, dejetos de carne, peixe e aves - são despejados diretamente numa lagoa, que fica em frente ao mercado, sem qualquer tipo de tratamento. Os resíduos ficam depositados a céu aberto”, disse.

Além da inexistência da rede elétrica, não existe pia, lavatório para mãos, nem para limpeza do mercado. No local, as carnes são expostas diretamente sobre as bancas, há acúmulo de sujeiras no chão, circulação de cachorros dentro do espaço, os ganchos onde se penduram as carnes estão enferrujados, as mesas de corte danificadas e engorduradas.

Devido a decisão judicial que ordenou o município a fazer adequações sanitárias no local, o mercado está passando por obras. Mas, a equipe Abate constatou que as atividades que estão sendo feitas não são de adequação sanitária, mas apenas de reparos.

Um relatório com todos os detalhes da fiscalização será encaminhado para o Ministério Público de Sergipe.