FPI apreende 430 litros de agrotóxicos no Baixo São Francisco

Quarenta e duas instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe

Por redação Portal A8SE com informações MPT/SE 12/08/2022 15h21
FPI apreende 430 litros de agrotóxicos no Baixo São Francisco
foto: reprodução/divulgação ascom MPT/SE

Equipes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/SE) apreenderam 430 litros de agrotóxicos em propriedades rurais localizadas nos municípios de Propriá, Japoatã e Neópolis.

De acordo com o FPI, os produtos não tinham receita agronômica e, portanto, não poderiam ser utilizados. Além disso, na maioria dos locais visitados a manipulação, o armazenamento e o descarte dos venenos agrícolas estavam sendo feitos de forma irregular e incorreta.

“Desde o início da atuação, em 2016, o volume de apreensão diminuiu. Em 2016, na primeira edição, foram apreendidos 1863 litros, sendo 24 de produtos vencidos. Já em 2017 foram 1702,55 litros. Sendo 22,8 litros de produtos vencidos. Percebemos que as pessoas estão mais conscientes dos riscos dos agrotóxicos e as propriedades têm um acompanhamento técnico maior, mas não podemos relaxar e esquecer dos graves prejuízos causados pelo uso inadequado do veneno agrícola”, revela a coordenadora da equipe Agrotóxicos, Paula Cardoso Braz.

Segundo o procurador do Trabalho e coordenador da FPI, Albérico Neves, “a equipe Agrotóxico da FPI 2022 também teve um enfoque especial na saúde do trabalhador, a exemplo da fiscalização do local apropriado para armazenamento dos agrotóxicos e correto uso dos equipamentos de proteção individual – EPIs, bem como da necessidade de área para descontaminação e lavagem apropriada das vestimentas utilizadas nessa atividade de grave risco ao trabalhador”.

Para Paula Braz, uma das situações que mais chamou a atenção da equipe foi o flagrante de um trabalhador que realizava as refeições no mesmo ambiente onde os agrotóxicos são armazenados. “Precisamos desenvolver na sociedade uma cultura de atenção e cuidado aos riscos que são causados pelo uso incorreto do veneno para que o meio ambiente e a população não sejam prejudicados”, reforça a coordenadora da equipe Agrotóxicos.

FPI/SE

Quarenta e duas instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. Além das quatro instituições coordenadoras, participam 20 órgãos federais, 15 órgãos estaduais e três instituições sem fins lucrativos participantes da FPI/SE 2022.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp