Exclusivo: paratleta sergipano é recusado em hotel de Brasília devido à deficiência

Por Redação Portal A8SE 09/12/2021 16h25
Exclusivo: paratleta sergipano é recusado em hotel de Brasília devido à deficiência
Foto: redes sociais do atleta

Nesta quinta-feira (09) Paulinho Santana, que é sergipano e foi a Brasília disputar o Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada 2021, passou por uma situação constrangedora. Após fazer a reserva, ele teve a hospedagem rejeitada por ser uma pessoa com deficiência.

O campeonato acontece entre os dias 10 e 12 deste mês, mas decidiu ir um dia antes para se acomodar. Há uma semana ele fez a reserva de forma virtual.

"Todo planejado. Saí da minha cidade, minha reserva estava ok, quando chego para me hospedar disseram que não posso porque o hotel não aceita pessoas com deficiência", detalha revoltado.

Quando questionado por Paulinho sobre os motivos, o estabelecimento disse que não aceita pessoas com deficiência porque no passado teve um problema, então, por ordens dos proprietários, recusam.

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência "é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania".

Entramos em contato com o proprietário do hotel Byblos, Muhammad Ali. Ele informou que não há estrutura para acessibilidade do espaço, segundo ele, o hotel é o mais antigo da cidade e o valor para readequar é alto.

"Para nós adaptarmos, equivale a destruir o hotel. Os órgãos competentes nos deram um prazo, estamos planejando mudar de ramo. Vamos destruir o hotel e criar um supermercado. [...] São 22 degraus para chegar na recepção, para você entender, temos 20 quartos, se a gente readaptar vai para seis por causa das rampas, não tem como ", explica.

O atleta paralímpico já conseguiu um outro hotel para ficar hospedado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp