Sergipe

Exames indicam doenças e substâncias como causas da morte de Paulinha Abelha

O laudo médico da cantora sergipana Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, aponta quatro doenças como responsáveis pelo falecimento: meningoencefalite, hipertensão craniana, insuficiência renal aguda e hepatite. As informações foram divulgadas com exclusividade pelo programa Domingo Espetacular, da Record TV, neste domingo (6).

Segundo o documento, um processo inflamatório generalizado em múltiplos órgãos, inclusive no cérebro e nos tecidos circundantes, culminou no agravamento do quadro clínico na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). A meningoencefalite é, geralmente, provocada por infecções fúngicas, bacterianas ou parasitárias, no entanto, a origem dela no corpo da artista ainda está sendo investigada.

Exames toxicológicos realizados durante a internação também constataram a presença de anfetaminas e barbitúricos, que provocam alguns efeitos tóxicos como a falta de coordenação motora, grande redução da pressão sanguínea, vertigens, redução da urina, náuseas e vômitos. A persistências dos dois últimos sintomas, por sua vez, levantou a suspeita de uma gravidez e motivou a cantora a procurar um hospital.

Outras 16 substâncias prescritas em um receituário médico foram encontradas no painel toxicológico e continha, inclusive, uma fórmula manipulada para redução de medidas com a erva asiática garcinia cambogia, que pode causar danos ao fígado. Além disso, a biópsia indicou necrose na região e injúria hepática induzida por uma sobrecarga de medicamentos.

Os especialistas avaliam um caso de hepatite medicamentosa, mas não confirmaram qual problema - neurológico ou hepático - foi manifestado primeiro. A família agora aguarda o resultado do laudo conclusivo.

Acompanhe mais detalhes na reportagem a seguir: