Empreendedores serão orientados sobre como vender ao Estado
Empresários, empreendedores e contadores da área privada terão a oportunidade de participar do curso `Como vender ao Estado`. Os treinamentos ocorrerão em nove cidades sergipanas durante os meses de setembro, outubro e novembro. Fruto de uma parceria entre a Secretaria da Administração (Sead) e o Sebrae/SE, a proposta do curso é incentivar a participação das empresas locais nas compras públicas do Governo de Sergipe.
O primeiro município a realizar a capacitação será Aracaju, nos dias 8 e 9, na sede do Sebrae. Depois é a vez de Nossa Senhora da Gloria realizar o treinamento nos dias 15 e 16, seguido de Tobias Barreto nos dias 22 e 23 de setembro. Em outubro as capacitações acontecem nos municípios Lagarto, Nossa Senhora das Dores e Itabaiana. E finalmente, em novembro, as cidades de Própria, Estância e Itabaianinha sediam o curso.
O secretário da Administração, Jorge Alberto, explica que essa é uma das etapas para incentivar ainda mais a participação das MPE`s nas compras públicas o Governo do Estado. "Queremos incluir cada vez mais as micro e pequenas empresas nesse ciclo virtuoso que se instalou em Sergipe. É uma forma de transformar os processos licitatórios em uma ferramenta de desenvolvimento socioeconômico e distribuição de renda", explica Jorge Alberto.
Uma das medidas adotadas pelo Governo de Sergipe para incentivar o crescimento das micro e pequenas locais foi a publicação da Lei 6.206/07, que prioriza a contratação de MPE`s nas compras públicas estaduais. Desde a sua publicação, em setembro de 2007, o Governo de Sergipe, já comprou mais de R$ 40 milhões junto às micro e pequenas empresas nos últimos dois anos. Nessa direção, o Banese lançou a linha Credi-Compras Governamentais Banese, oferecendo crédito para capital de giro e investimentos para MPE`s que fornecem bens e serviços para o Governo no Estado
Capacitação
O curso irá apresentar as principais oportunidades de negócios para os empreendedores e as micro e pequenas empresas nas compras governamentais. O conteúdo programático da capacitação abordará o uso do poder de compra do Estado e o cenário dos pequenos negócios. Serão debatidas entre os participantes algumas estratégias de ação nas compras governamentais, além de noções sobre o processo de licitação pública, as etapas necessárias para o fornecimento de bens e serviços para o Estado com base nas legislações vigentes e o funcionamento dos portais de Compras.
Além da classe empresarial, também estarão sendo promovidas capacitações para agentes do poder público. O treinamento ‘Como comprar dos Pequenos Negócios` é direcionado aos secretários municipais, membros de comissão de licitações, servidores públicos e contadores da área pública. A proposta é sensibilizar a iniciativa pública a regulamentar a Lei Geral, criando leis municipais com benefícios semelhantes aos concedidos pela Lei Estadual 6.206/07
Expresso 123
Para ajudar e facilitar a participação dos pequenos empreendimentos nas Compras Governamentais, o Sebrae disponibiliza gratuitamente para os empreendedores o Expresso 123. Trata-se de um ônibus que estará percorrendo o interior do Estado, acompanhando as capacitações e divulgando a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. A bordo do veículo, equipado com computadores e internet, técnicos prestam orientação sobre a participação de micro e pequenas empresas nas licitações estaduais.
Com informações do Sebrae/SE
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Camarote da Acessibilidade no Réveillon da Orla da Atalaia abre inscrições nesta sexta (26)
Colisão entre dois veículos deixa homem ferido na SE-285, em Riachão do Dantas
Homem é detido após agredir ex-companheira e a própria filha durante confraternização em Malhada dos Bois
Jovem é internado por abusar sexualmente de criança de seis anos em Capela
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Mais notícias
-
1 hora, 14 minutos Camarote da Acessibilidade no Réveillon da Orla da Atalaia abre inscrições nesta sexta (26)
-
1 dia, 16 horas Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
1 dia, 18 horas Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal