Em Sergipe, setor de serviços apresenta leve crescimento de 0,2%, afirma IBGE
Pesquisa é referente ao mês de novembro e foi divulgada nesta quarta-feira (13)

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quarta-feira (13) um levantamento sobre o setor de serviços. Segundo os dados, em novembro de 2020, em Sergipe, o setor apresentou um leve aumento de 0,2% em comparação a outubro de 2020 (quando registrou um crescimento de 2,8%), na série com ajuste sazonal.
Apesar desse leve aumento, na série sem ajuste sazonal, em relação a novembro de 2019, o volume de serviços recuou 15,1%. No acumulado de 2020, ou seja, de janeiro a novembro, também houve retração (-15,6%). No acumulado nos últimos 12 meses, o cenário sergipano de retração segue ocorrendo, com um recuo de -14,3%. Mesmo com índices de recuo no setor de serviços, aqui no estado, é importante ressaltar que em 2020, o setor passou por diversas instabilidades.
Em âmbito nacional, entre as atividades analisadas, os serviços profissionais, administrativos e complementares (-10,7%) e os serviços prestados às famílias (-26,2%) exerceram as influências negativas mais importantes. Os primeiros foram pressionados, pela queda nas receitas das empresas que atuam nos ramos de organização, promoção e gestão de feiras, congressos e convenções; limpeza geral; atividades técnicas relacionadas à arquitetura e à engenharia; agências de viagens; e locação de automóveis.
Já nos serviços prestados às famílias as maiores pressões vieram da queda nas receitas de restaurantes; hotéis; serviços de bufê; e atividades de condicionamento físico. O outro recuo veio dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,7%), explicado, principalmente, pela queda de receita das empresas de transporte aéreo, rodoviário coletivo e metroferroviário (todos de passageiros); e de correio nacional.
Em contrapartida, as contribuições positivas vieram de outros serviços (7,3%) e de serviços de informação e comunicação (1,0%), impulsionados pelo aumento de receita das empresas dos ramos de administração de bolsas e mercados de balcão organizados; recuperação de materiais plásticos; corretoras de títulos e valores mobiliários; atividades de pós-colheita; e tratamento e disposição de resíduos não perigosos, no primeiro setor; e de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca na Internet; e atividades de TV aberta, no último.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Homem com mandado de prisão em aberto é preso no bairro 18 do Forte

Confira giro final de informações 15/10/25

Polícia científica potencializa perícias para a identificação de autores de violência contra idosos

Homem é preso após ser flagrado furtando fios de telefonia no bairro Getúlio Vargas em Aracaju

Moradores reclamam de rede de esgoto entupida no Parque dos Faróis em Nossa Senhora do Socorro
Mais acessadas
Outubro Mágico na Estácio Sergipe: Mês das Crianças com Programação Especial e Gratuita
Prefeitura de Aracaju regulamenta cadastramento obrigatório de empresas que transportam resíduos
Colisão frontal mata motociclista no município de Boquim
Mega-Sena sorteia seis dezenas de prêmio acumulado em R$ 33 milhões
Congresso Brasileiro de Comunicação Pública discute papel da informação frente às mudanças climáticas
Mais notícias
-
12 horas, 4 minutos Governo de Sergipe divulga calendário de pagamento dos servidores estaduais
-
13 horas, 28 minutos Prefeitura de Aracaju regulamenta cadastramento obrigatório de empresas que transportam resíduos
-
14 horas, 28 minutos Corrida "Outubro Rosa" altera trânsito na Orla de Atalaia neste sábado (18)