Em Sergipe, pessoas podem ter recebido vacina contra covid-19 fora da validade

Levantamento foi feito pela Folha de São Paulo e divulgado nesta sexta-feira, 02

Por Redação Portal A8SE 02/07/2021 15h06
Em Sergipe, pessoas podem ter recebido vacina contra covid-19 fora da validade
Foto: EBC

A tão esperada “dose da esperança”, que é a vacina contra covid-19, pode ter sido utilizada fora da validade em milhares de brasileiros, inclusive, em sergipanos. Os dados estão disponíveis no site do Ministério da Saúde e foram divulgados através de um levantamento produzido pela Folha de São Paulo e apontam que as doses vencidas devem ter sido aplicadas em pelo menos 15 pessoas em Sergipe, todas elas foram da AstraZeneca.

Além das que já foram usadas, outras doses, também da AstraZeneca, foram distribuídas dentro do prazo de validade, mas já expiraram. Sobre isso, não há informações se elas foram descartadas ou continuam sendo aplicadas.

Em Sergipe, as cidades que registram a aplicação desses imunizantes vencidos foram Capela (com quatro casos), Itabaiana (com quatro casos), Nossa Senhora do Socorro (com três casos), Aracaju (com um caso), Nossa Senhora da Glória (com um caso), Estância (com um caso) e Lagarto (com um caso).

A reportagem da Folha de São Paulo cruzou as bases de dados das plataformas de divulgação do Governo Federal - DataSUS e Sage.

“O levantamento inédito mostra que, até essa data, um total de 25.935 doses de oito lotes de AstraZeneca foram aplicadas fora da validade. Metade desses lotes veio do Instituto Serum da Índia; a outra metade, da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde). As vacinas desses lotes foram distribuídas de janeiro a março pelo governo federal para todos os estados do país antes do vencimento. Elas somam quase 3,9 milhões de doses, das quais cerca de 140 mil não foram utilizadas dentro do prazo de validade. Dessas, até o dia 19 de junho, 26 mil tinham sido aplicadas já vencidas”, afirma a matéria.

O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 recomenda que quem tomou a vacina vencida precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose. Especialistas alertam que as doses administradas equivocadamente não apresentam riscos à saúde, mas também não oferecem proteção contra a doença.

Lysandro Borges que faz parte da Força Tarefa de Combate à Covid-19 da Universidade Federal de Sergipe disse que a equipe pode monitorar essas pessoas que receberam as doses para fazer a identificação dos anticorpos.

“A vacina vencida não causa problema no organismo do indivíduo, nem nenhum efeito colateral, simplesmente o que ocorre é uma diminuição na quantidade antígenos na vacina”, explica.

value.image
Material mostra lotes vencidos | Arte: Folha de São Paulo

Entramos em contato com a Secretaria de Estado da Saúde que fala de “erro de registro”, confira aqui.

A Secretaria Municipal de Saúde de Capela informou que “houve, na tarde de hoje, 02, uma revisão nas informações e não há registro de aplicação vencida em usuários”.

Em Aracaju, " a Secretaria Municipal da Saúde esclarece que o município de Aracaju não recebeu e não utilizou nenhuma remessa de vacina vencida . O lote 4120Z005 de AstraZeneca foi recebido em janeiro, com validade datada para 14 de abril, e com 12.300 doses. Todos os imunizantes desse lote foram utilizados até 6 de abril, portanto, dentro do prazo de validade estabelecido pelo fabricante. A única dose que aparece na matéria do jornal Folha de São Paulo como utilizada após a data de vencimento foi um erro de digitação no momento de registro da vacina no Prontuário Eletrônico. Na ocasião, a servidora da sala de vacina registrou o número de lote correto no cartão de vacinação do usuário e o número errado no Sistema, causando inconsistência nas informações. O cartão de vacinação do usuário indica que a primeira dose do imunizante, lote 4120Z005, foi administrada dia 12 de fevereiro. A segunda dose foi administrada dia 30 de maio, quando foi utilizado o lote de AstraZeneca 214VCD052W", detalha.

A SMS informa que os lotes das vacinas administradas são anotados no cartão de vacinação e qualquer dúvida pode ser esclarecida em uma Unidade Básica de Saúde.

Os demais municípios também ainda não retornaram o nosso questionamento.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp