Em Aracaju, escolas municipais retomam aulas presenciais com ensino híbrido

Por Redação Portal A8SE e PMA 13/09/2021 15h04
Em Aracaju, escolas municipais retomam aulas presenciais com ensino híbrido
ascom PMA

Nesta segunda-feira, 13, aconteceu o retorno das aulas em escolas municipais de Aracaju. A rede optou pelo ensino híbrido, ou seja, presencial e remoto. Outras restrições também foram estabelecidas.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação (Semed), são cerca de 32 mil estudantes na capital. Como cuidados preventivos ao coronavírus, foram colocados tapetes sanitizantes, medidor de temperatura e adotado o distanciamento entre os estudantes, além da obrigatoriedade de máscaras.

“Estamos retornando de forma híbrida e mobilizamos muito a comunidade escolar para que ela aderisse a esse retorno. Essa resposta tem sido positiva, tanto que as escolas estão com a sua capacidade escalonada atendida. Nossa preocupação é garantir todos os cuidados, tanto que a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde passou nas 74 unidades da rede municipal para verificar o que precisava ser adequado, o que precisa ser atendido para que esse retorno fosse seguro. Diante do parecer da Vigilância, a Semed viabilizou todas as reformas, todas as adequações. Isso quer dizer que Aracaju tem as suas escolas monitoradas e todas elas com parecer favorável ao retorno presencial. Assumimos esse compromisso e assim seguiremos vigilantes”, destaca a gestora. 

O retorno será escalonado e gradativo, ou seja, nesta segunda as aulas reiniciaram, mas não para todos os alunos de forma presencial. 

“Vamos trabalhar por salas de aulas e cada escola, a depender do número de alunos e estrutura que possui, informou quais os dias cada aluno deve ir. Assim, respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre uma carteira e outra, os alunos de cada sala foram divididos em turmas que irão revezar os dias de aula presencial. Quando for o dia de uma turma, a outra terá aula remota e, no dia seguinte, troca”, completa Cecília.

A alegria de poder voltar ao convívio escolar tomou conta da estudante Clara Elizabeth, de 11 anos. 

“Dava para estudar em casa, mas é muito mais legal estar com a professora por perto para tirar dúvidas e também com os colegas. Hoje, acordei animada para ir à escola porque estava com saudades de estudar na escola”, frisa Clara. 

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Dom José Vicente Távora, Michele Chagas, o principal desafio é fortalecer os laços. 

“Nesse primeiro momento, a criança precisa se sentir acolhida e, aos poucos, ser trazida para essa nova realidade, depois de tantos meses afastada do convívio escolar. Nossa preocupação é dar ainda mais atenção ao processo de aprendizagem para que os alunos venham alcançar os objetivos. Todo o nosso cuidado é conduzir esse processo de forma leve, sem pressionar os alunos, pelo contrário, acolher para que se sintam à vontade nesse fortalecimento de vínculos entre escola, alunos e comunidade escolar”, pontua Michele. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp