Coren

Eleição do Coren/SE: conheça as propostas das duas chapas

Duas chapas concorrem a diretoria do Conselho de Enfermagem de Sergipe

Por Fredson Navarro 20/09/2023 16h35
Eleição do Coren/SE: conheça as propostas das duas chapas

A eleição para definir a nova diretoria de Sergipe do Sistema Cofen/Conselho Regional de Enfermagem (Coren) será realizada nos dias 1 e 2 de outubro. Os eleitos vão administrar o Conselho de Enfermagem de Sergipe durante o próximo triênio.

A eleição vai eleger os conselheiros efetivos e suplentes do regional, através do voto direto, pessoal, obrigatório e secreto dos profissionais de enfermagem regularmente inscritos e adimplentes, através do portal de votação disponibilizado pelo Conselho Federal de Enfermagem, de forma virtual.

O A8 SE conversou com representantes das duas chapas para conhecer as suas propostas. Confira:

Chapa 1 - Ruth Cristini

-Quais são as principais propostas da chapa?

Em relação as propostas a chapa um tem foco, além do fortalecimento da fiscalização que é a atividade principal do conselho de classe, nas questões educativas. No âmbito da capacitação dos profissionais, principalmente para aqueles que acabaram de se formar, visando incentivar e oportunizar o primeiro emprego, disponibilizaremos treinamentos, atualizações e cursos com emissão de certificado e aqueles que tiverem melhor aproveitamento, com as melhores notas vão compor um banco de talentos do conselho que será disponibilizado para as instituições de saúde. Então quando eles estiverem precisando contratar qualquer profissional da categoria a gente vai ter esse banco de talentos pronto para indicar esses profissionais. Outro, outra proposta também bem interessante é a questão de ofertar o espaço co-working, onde os profissionais possam utilizar esse espaço pra atividades de cursos, de treinamentos, de empreendedorismo, inovação.

-O que os enfermeiros podem esperar da nova gestão, caso a chapa seja eleita?

Em relação ao que os enfermeiros podem esperar dessa nova gestão acho que a primeira coisa é a representatividade. A gente tem componentes da chapa que são de diversos locais de Sergipe, inclusive nos interiores, Estância, Itabaiana, Tobias Barreto, Umbaúba, Lagarto, Aracaju... Isso vai aproximar mais o conselho de classe dos profissionais. Somos um grupo que está no dia a dia, na assistência, a gente vivencia as lutas da profissão. Vamos estar próximos dos profissionais, entender as demandas, proporcionar uma escuta ativa, estar presente. Eu acho que esse vai ser o nosso grande diferencial.

-Quais serão as prioridades para garantir as prerrogativas da categoria?

Em relação as prioridades para garantir as prerrogativas da categoria, visamos principalmente o fortalecimento e aprimoramento das fiscalizações, conseguir cumprir um cronograma que atenda todos os setenta e cinco municípios, porque a partir das fiscalizações a gente consegue identificar as fragilidades, verificar a questão do sub dimensionamento de pessoal e aí conseguiremos lançar a mão de estratégias para melhorar a qualidade da assistência e também do trabalho e conforto do profissional. Se o profissional não tiver bem ele não tem como prestar um cuidado adequado, seguro e de qualidade.

Antonio Fakhouri detalha propostas da Chapa 2

Chapa 2 - Antonio Fakhouri

-Quais são as principais propostas da chapa?

As principais propostas são : promover estudo de impacto financeiro para redução de anuidade, na impossibilidade; Aplicação de 30 por cento de desconto nas anuidades; Criação do Núcleo de Educação; Continuada Coren; Instituição do Programa Anuidade Zero; Modernização da fiscalização; Mudança para a nova sede; Luta pelo piso salarial ( em conjunto com os sindicatos ).

-O que os enfermeiros podem esperar da nova gestão, caso a chapa seja eleita?

Os enfermeiros podem esperar uma gestão arrojada , apartidaria, voltada exclusivamente para os interesses da classe.

-Quais serão as prioridades para garantir as prerrogativas da categoria?

Estabelecer política de valorização , diálogo com as demais representações da categoria , sindicatos e aben, imprimir modelo de fiscalização moderno assegurando o fiel cumprimento de leis e resoluções .