Durante pandemia professora dá aula ao ar livre para estudante com deficiência intelectual

Essa história acontece no município de Nossa Senhora da Glória

Por Redação Portal A8SE e ASN 15/06/2021 15h33
Durante pandemia professora dá aula ao ar livre para estudante com deficiência intelectual
ASN

Durante a pandemia, o ensino deixou de acontecer na sala de aula e se adaptou ao universo digital. Nessa transformação, alguns estudantes não conhecem acompanhar o ritmo do calendário escolar, seja por falta de internet, de computador ou outros recursos necessários. Em Nossa Senhora da Glória, um estudante matriculado na Escola Estadual Padre Leon Gregório é um desse exemplos. Além de não possuir os meios necessários para as aulas remotas, ele possui deficiência intelectual.

A história chegou ao conhecimento da professora Flávia Danielle Silva Santos durante o processo de busca ativa escolar, uma forma pela qual as equipes diretiva e docente conseguem identificar os alunos sem acesso às aulas remotas, a fim de que sejam geradas outras formas de acesso. 

Flávia não entra na residência, a aula é realizada ao ar livre, onde o aluno fica dentro de casa e Flávia na calçada, ministrando a aula por meio de um quadro improvisado. A professora explica que a família desse aluno, especificamente, é acometida por deficiência intelectual, o que impossibilita o acompanhamento e a obtenção das atividades impressas de modo que ele consiga cumprir as tarefas escolares. 

value.image
As aulas acontecem de forma improvisada na porta de casa

“Eu fui para a porta do meu aluno justamente porque a mãe dele tem deficiência intelectual, a tia e a avó também têm alguns problemas de saúde. Ele não tem quem dê suporte e eles também não têm internet nem telefone. Eu sempre fiz a busca ativa, ou seja, indo até lá para fazer as visitas, quando pensei em fazer algo diferente que foi dar aula à porta da casa dele por conta dessa falta de acompanhamento por parte da família”, explicou a professora Flávia. 

Ainda de acordo com a professora Flávia, tudo é feito em colaboração com a regência de classe da professora que atua no ensino regular da turma de 5º ano, onde Flávia desempenha a função de Apoio Escolar II. “Semanalmente, a professora me passa os roteiros de atividades do planejamento desenvolvido por ela, e com base nisso eu tento realizar as atividades para ele. Eu faço adaptações e realizo o atendimento especializado”, concluiu. 

Para a gestora da unidade Leon Gregório, Gláucia Pamela de Jesus Silva, o trabalho de visitas é realizado recorrentemente pela direção da escola mesmo antes da pandemia. Atualmente, com o novo formato de aulas e atendimento escolar, a necessidade aumentou e foi necessário potencializar ações dessa natureza. “Iniciamos com os alunos que não efetuaram a rematrícula, e, em alguns casos, onde os responsáveis estavam impossibilitados de ir até a instituição. Faço a visita com a secretária Ely Dayane para rematricular na residência desses alunos, então tiro fotos, escaneio os comprovantes de residência e faço a impressão para atualizar as pastas dos alunos na escola”, pontuou. 

Além disso, a diretora Gláucia leva as atividades impressas a alguns alunos cujos pais não têm condições de buscar na sede da escola. A visitação é realizada dentro dos parâmetros de segurança emitidos por órgãos de competência sanitária, viabilizando a inclusão dos alunos da Educação Especializada. “Também faço as visitas de busca ativa aos alunos que mudam de número, endereço e que se  encontram em risco de abandono. Esse é o trabalho da gestão. As professoras Jussara, Flávia Danielle e Vanessa Regina confeccionam materiais específicos para alunos com necessidades especiais”, concluiu.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp