Dezembro Vermelho: campanha conscientiza sobre prevenção ao HIV
Ações serão realizadas durante todo o mês na capital sergipana e no interior do estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa IST/Aids, realizará durante o mês de dezembro, diversas ações para sensibilizar a população sobre as medidas de cuidado, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. O tema da campanha este ano é “Aids, escolha sua forma de prevenção”.
De acordo com o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, o Dezembro Vermelho é alusivo ao Dia Mundial da Luta contra a Aids. “É um mês de mobilização e alerta que é realizado todos os anos. Queremos chamar a atenção da população quanto à prevenção, porque, infelizmente, muitas pessoas continuam não utilizando o preservativo nas relações sexuais o que é muito preocupante, já que temos várias campanhas de conscientização e também preservativos disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF)”, alerta.
Além do preservativo, outros métodos de prevenção serão difundidos durante a campanha, como a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) medicação que pode ser tomada até 72h depois da exposição a uma situação de risco e a Prevenção Combinada, que é o uso de medicamentos que diminuem a carga viral, reduzindo as chances de uma pessoa soropositiva transmitir o vírus para outra pessoa durante a relação sexual.
“A Profilaxia Pré-Exposição (PREP) ao HIV, é o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. O uso do preservativo é fundamental para a prevenção à Aids e continuará sendo, o vírus não faz escolhas e pode atingir qualquer pessoa, mas há formas de cuidados e é justamente isso que precisamos divulgar cada vez mais”, conclui.
Ações
A partir do dia 1° de dezembro, ocorrerá uma exposição itinerante na SES e durante todo mês serão realizadas diversas atividades nos shoppings da capital e do interior. Também haverá oferta dos testes rápidos pelos municípios, nas unidades de saúde.
No estacionamento do Museu da Gente Sergipana, será exibido no dia 1° de dezembro, terça-feira, às 20 horas, no Cine Drive-in, o Documentário Carta Para Além dos Muros, que conta a história da Aids no Brasil. Reservas para acesso: WhatsApp (79) 99988- 9862.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Equipe dos Bombeiros leva destaque nacional por tempo resposta em salvamento
Direto de Brasília 04/11/25 - CPI do Crime Organizado
Governo apresenta novos dados do CAGED e impactos econômicos dos festejos juninos
Diretor geral do Hospital e Maternidade Santa Isabel recebe título de cidadão aracajuano
Até fevereiro, todos os produtores rurais precisam regularizar cadastro ambiental rural
Mais acessadas
Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo “Ladeira Abaixo”
Carlo Ancelotti convoca seleção para últimos amistosos de 2025; confira lista dos jogadores
MPSE define prazos para atualização do Plano Diretor de Aracaju
Defensoria Pública de Sergipe empossa dois novos defensores públicos
Bombeiras de Sergipe superam equipes de 13 estados e vencem competição nacional
Mais notícias
-
12 horas, 33 minutos Bombeiras de Sergipe superam equipes de 13 estados e vencem competição nacional
-
13 horas, 6 minutos Serviço de manutenção interrompe abastecimento de água em bairros da Grande Aracaju nesta quarta-feira
-
13 horas, 17 minutos Defensoria Pública de Sergipe empossa dois novos defensores públicos