Deputados aprovam em 1º turno PEC sobre composição do Tribunal de Justiça
Nesta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa de Sergipe, os deputados aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição Nº 1/2022, de autoria do Poder Executivo, que altera o artigo 104 da Constituição Estadual, corrigindo uma distorção constitucional. A PEC dá direito ao Tribunal de Justiça de Sergipe fazer uma adequação na sua composição, levando-se em consideração a realidade processual.
A aprovação aconteceu em 1º turno, ainda assim, o TJSE precisa enviar à Alese um Projeto de Lei manifestando a necessidade de aumentar o quantitativo de desembargadores, que atualmente é de 13, escolhidos dentre juízes de direito, membros do Ministério Público e advogados.
“Essa é uma decisão que o tribunal poderia compartilhar com os deputados. Nesse primeiro momento nós não estamos colocando número algum. Aprovando a emenda do jeito que está hoje, o Tribunal de Justiça vai continuar com seus 13 desembargadores. Nós não vamos ter nenhuma ampliação do número de desembargadores; o que o tribunal pretende depois do segundo turno que a emenda for promulgada, possivelmente encaminhar um Projeto de Lei modificando a sua estrutura para a criação de vagas e aí teremos um embate mais cauteloso, analisando os custos que essa medida vai impor ao orçamento do Tribunal de Justiça”, diz o deputado Georgeo Passos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Homem agride filha durante ceia de Natal em família em Malhada dos Bois
Dois irmãos são vítimas de tentativa de homicídio em Itabaianinha e são atingidos por golpes de faca
Suspeito de cometer série de arrombamentos contra estabelecimentos comerciais é preso em Simão Dias
Adolescente suspeito de abusar sexualmente contra criança é apreendido em Capela