Deputada estadual de Sergipe tem mandato cassado por abusos de poder

A decisão deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe inelegibiliza possíveis candidaturas de Maria Valdiná Almeida (Podemos) e o ex-prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, pelos próximos 5 anos.

Por Redação do Portal A8SE 22/09/2021 11h26
Deputada estadual de Sergipe tem mandato cassado por abusos de poder

A deputada estadual Maria Valdiná Almeida (Podemos) teve a cassação de seu mandato mantida e confirmada durante uma sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizada na última terça-feira, 21. A decisão deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) indiciou a parlamentar por abusos de poder econômico e político praticados nas eleições de 2018.

De acordo com o TSE, o plenário considerou a atuação conjunta entre a política e o marido Diógenes Almeida, ex-prefeito do município de Tobias Barreto, os quais utilizaram a máquina municipal em favor da candidatura da então deputada estadual.

Valdiná foi condenada pelo recebimento de doações de fontes não identificadas, ação que afeta a igualdade na disputa eleitoral, além da vinculação da cor e o slogan da campanha à cor azul e as ações administrativas da Prefeitura do município em um movimento local intitulado como "Onda azul", prometendo à população carente a distribuição de casas populares por meio do programa "Minha Casa, Minha Vida". Essa ação teria angariado ainda mais apoio à candidatura do prefeito.

Com a quantidade de votos recebidos anulados, o TSE determinou a inelegibilidade da candidata e do cônjuge por oito anos, a partir do pleito em que foram eleitos, bem como a retotalização da votação proporcional para o cargo. A mudança no cenário político pode fazer a suplente Gracinha Garcez (PSD), ex-prefeita de Itaporanga d’Ajuda, assumir a cadeira na Assembleia Legislativa.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp