Defesa Civil alerta para risco de desabamentos em Sergipe

30/09/2015 19h09
Defesa Civil alerta para risco de desabamentos em Sergipe
A8SE

Com início do período de chuvas em Sergipe, todo cuidado com moradias edificadas em áreas de encostas e próximas a leitos de rios é pouco. O alerta é feito pela Defesa Civil, que apesar de não ter registrado nenhum caso grave até o momento, mantém estado permanente de alerta.

Chuvas (Foto:Douglas Magalhães)

O coordenador da instituição, o capitão Alexandre José Alves, informou que  até agora, as chuvas só trouxeram benefícios, tanto para capital, quanto para o interior. Em Aracaju, por exemplo, dá fim ao racionamento enquanto que no interior, finaliza a preocupação de estiagem, situação que alertava o órgão em 15 municípios.

De acordo com ele, como a diretriz da Defesa Civil é verificar se há possibilidade em se estabelecer moradia em determinados lugares, a instituição já tem mapeada todas as áreas de risco de Aracaju, sendo a zona norte, o local com maior incidência desta, contudo, ele também aponta o morro do Avião, no bairro Santa Maria, como uma possível área de risco na zona sul.

 

"A gente orienta a população que ao perceber intensidade maior das chuvas, deslizamentos nas encostas; indicativo visual ou sonoro próximo à residência, saia para evitar dano à integridade física da pessoa", aconselha, acrescentando que a Defesa Civil está de prontidão e em alerta 24h por dia. O capitão Alexandre ainda informou que a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 8822-1374, pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp 190) ou ainda pelo Corpo de Bombeiros (CB).

Atendimento

O capitão Alexandre alegou ter preparado equipes da secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) de Aracaju para eventualidades, pois cabe à prefeitura a remoção e assistência de famílias em situação de vulnerabilidade, para abrigos. "Fizemos um campanhas educativas e demos cursos ao pessoal da prefeitura para que eles possam estar aptos a agirem em casos extremos".

Chuvas (Foto:Douglas Magalhães)

 

Interior do Estado

A Defesa Civil além de atenta às necessidade da capital, também mantém atuação no interior; inclusive os municípios de Laranjeiras e Maruim registraram ocorrências em 2008 por conta da elevação súbita dos rios Cotinguiba e Ganhabora, respectivamente.

"A gente se preocupa novamente com a população ribeirinha, para que as pessoas possam não ser afetadas novamente", conclui, informando terem sido destruídas 62 casas em Maruim no ano passado.

Chuvas

O acumulado de chuvas para o mês de abril, de acordo com o coordenador do centro de Meteorologia da Semarh, Overland Amaral, já é considerável em todas as faixas do Estado; o litoral registra 80mm, enquanto agreste e sertão em torno de 30mm cada.

Overlan Amaral (Foto:Douglas Magalhães)

 

É interessante notar que estes dados dão conta desde o início deste mês de abril e que para se atingir a média do mês, falta mais 30mm no alto sertão, mais 90mm e mais 170mm na faixa litorânea, situação prevista par acontecer nos próximos oito dias, de acordo com Overland.

Apesar dos dados apresentados, o meteorologista ainda cita os casos de Monte Alegre e Riachão do Dantas, onde foram registrados até o momento, 180mm e 100mm respectivamente.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: