Covid-19: mais de 15 mil pessoas não voltaram para tomar segunda dose da vacina

Quem foi infectado pela covid-19 entre a primeira e segunda dose ainda pode tomar

Por Redação A8SE 20/04/2021 17h41
Covid-19: mais de 15 mil pessoas não voltaram para tomar segunda dose da vacina
Segundo especialistas, eficácia completa da vacina só é possível após aplicação das duas doses Foto: Sérgio Silva/Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe, mais de 15 mil sergipanos não buscaram os pontos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra covid-19.

Conforme a pasta, mesmo quem contraiu a doença entre a primeira e segunda aplicação deve se vacinar. O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, explica que aqueles que foram infectados pela doença devem procurar o serviço de saúde municipal para remarcar a aplicação.

“Vão haver particulares, mas esses casos particulares devem ser discutidos com as equipes de saúde para entender o que aconteceu”, diz Goés sobre as ocorrências de atraso da aplicação da segunda dose da vacina. “Mas o importante é a gente entender que precisa utilizar as duas doses para ter a proteção que a vacina promete.”

O diretor ainda ressalta que aqueles que tomarem a segunda dose da vacina fora do prazo podem vir a desenvolver uma imunização menor à covid-19. “O que a gente sabe hoje é que a resposta imune, a eficácia daquela vacina não vai ser tão boa quanto quem tomou no prazo correto”, afirma.

Quando devo tomar a segunda dose?

Em Sergipe, são aplicadas doses de vacina de duas fabricantes diferentes. O imunizante utilizado com mais frequência no estado é a CoronaVac, desenvolvido pela farmacêutica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O intervalo de aplicação da CoronaVac é de 21 a 28 dias.

A outra vacina disponível no estado é a Covishield, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca e distribuída no Brasil pela Fiocruz. O prazo para tomar a segunda dose do imunizante é de 90 dias.

Quem tomou a primeira dose de alguma das duas vacinas pode conferir na carteira de vacinação qual foi o imunizante recebido.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp