Contadores de histórias encantam crianças

"Um momento mágico". É o que representa a Hora do Conto para Ivany Braz, uma das contadoras de histórias integrante do projeto que acontece nas bibliotecas municipais de Aracaju.

30/09/2015 19h08
Contadores de histórias encantam crianças
A8SE

"Um momento mágico". É o que representa a Hora do Conto para Ivany Braz, uma das contadoras de histórias que faz parte do projeto. Realizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju) da Prefeitura de Aracaju, a atividade consiste na leitura de textos para crianças, com o objetivo de incentivar cada vez mais a leitura e desenvolver a criatividade.

A Hora do Conto acontece sempre às terças e quintas-feiras, nas Bibliotecas Municipais Clodomir Silva (Siqueira Campos) e Ivone de Menezes (Augusto Franco). Durante todo o dia, os contadores recebem turmas de estudantes do 1º ao 5º ano, e os levam para um mundo mágico através dos livros.

Crianças aprendendo (Foto:AAN)

 

Segundo a diretora da Biblioteca Clodomir Silva, Zélia Luisa Trindade, o interesse parte das escolas, que entram em contato para participar da atividade. "As escolas, tanto públicas quanto privadas, ligam para agendar o horário e trazer as turmas", conta, acrescentando que regularmente são enviados ofícios convidando as instituições, além de divulgação na mídia.

Durante a ‘contação`, como são denominadas as sessões pelos monitores do projeto, os alunos participam da atividade e ficam fascinados com o novo mundo da imaginação que vão descobrindo. Para Tarcísio Bruno, um dos responsáveis pela atividade, o projeto é fundamental na formação da criança. "Isso possibilita o contato com o livro, desperta o gosto pela leitura e desenvolve a imaginação", garante.

A cada história, as crianças têm contato com obras de renomados autores nacionais e regionais, de forma adaptada para atingir adequadamente a cada turma, de diferentes faixas etárias. As histórias contadas para as crianças são do próprio acervo da biblioteca, que conta atualmente com cerca de 25 mil títulos.

Além de ser uma alternativa pedagógica, tirando os alunos do ambiente cotidiano da sala de aula, o projeto também atrai a criança para o mundo da leitura. "É importante trazer para a bibiloteca as crianças, que são leitores em formação, e fazer com elas esse trabalho de base", acredita a diretora.

Formação de contadores

Em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), as Bibliotecas Municipais Ivone de Menezes e Clodomir Silva também desenvolvem o projeto `Arte, Literatura e Linguagem`, que funciona como um curso de extensão.

A atividade acontece duas vezes por ano com alunos do curso de Pedagogia, que aprendem técnicas e métodos para contar histórias. "Além de contar histórias às crianças, também incentivamos a formação de contadores através desse projeto", conta Zélia.

Fonte:AAN

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: