Começam em 1º de janeiro as novas regras para a obter a Carteira de Habilitação

30/09/2015 18h59
Começam em 1º de janeiro as novas regras para a obter a Carteira de Habilitação
A8SE

Quem quiser obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), vai ter que passar por um processo mais criterioso, a partir de 1º de janeiro de 2009. A definição foi do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da Resolução 285, que traz algumas mudanças no processo de formação dos futuros condutores. O curso teórico, que atualmente é oferecido com 30 horas aulas, passará a ter carga horária de 45 horas aula. Já o curso prático de direção veicular, hoje com carga horária de 15 horas aula, será composto de 20 horas aula.

O objetivo do Contran é preparar melhor os futuros condutores de veículos em todas as situações possíveis que eles encontrarão no trânsito, além de buscar, através de um processo mais criterioso para tirar a CNH, a redução dos índices de acidentes. Além do aumento da carga horária, a nova resolução determina, também, que a parte teórica deverá abordar questões relativas à direção de veículos em situação de risco, equipamentos de segurança do condutor motociclista, condução de motocicletas com passageiro ou cargas, cuidados com a vítima motociclista e as conseqüências do consumo de bebida alcoólica.


Outra novidade anunciada pela Resolução 285 é a mudança na prova prática para a categoria A, que passará a ser realizada em vias públicas, ao invés de locais fechados como ocorre atualmente. A resolução determina, ainda, que todos os candidatos deverão realizar a avaliação prática de direção mesmo em condições climáticas adversas, como por exemplo, na chuva, nevoeiro ou à noite.

Para o diretor de Operações do Detran, Aristóteles Fernandes, as novas mudanças terão um bom resultado no trânsito sergipano. "Essa nova resolução é muito importante e nos ajudará a termos um trânsito mais seguro, com condutores mais bem instruídos. Faremos a nossa parte para garantir que as mudanças ocorram da melhor forma possível", declarou Fernandes.

De acordo com Edmilson Mendonça, proprietário de um Centro de Formação de Condutor (CFC) da capital, a procura por pacotes para a obtenção da primeira habilitação aumentou em 100% desde a aprovação da Resolução 285. "As pessoas têm procurado bastante os nossos serviços nestes últimos meses. Só para se ter uma idéia, nas turmas em que antes da divulgação da resolução nós tínhamos 11 alunos, hoje temos 22", disse Mendonça.

Entre os candidatos, a opinião não é diferente. "Procurei a auto-escola inicialmente por causa da mudança na legislação, porque vai ser um processo mais longo, devido ao aumento das aulas. Ainda assim acho que as mudanças são válidas, o trânsito vai melhorar", disse Carla Angélica Machado Melo, 25.


Contran suspende a exigência do recadastramento de habilitações antigas

 

Em Sergipe, cerca de 25 mil condutores possuem habilitações antigas. Para realizar a renovação do documento, basta se dirigir à sede do Detran, das 7h às 12h30; aos Ceac`s do Shopping Riomar e da Rodoviária Nova, das 7h às 17h30; ou à Unidade de Atendimento do Detran (Unat) do Shopping Jardins, que funciona das 7h às 17h30, ou ainda nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), das 7h às 12h30h.


"Os condutores que ainda não renovaram a habilitação antiga, ou seja, aquela que não possui fotografia, poderão se dirigir a qualquer unidade de atendimento do Detran para renovar seu documento. Com esta decisão do Contran, o recadastramento foi suspenso e todos os prontuários continuam válidos", explicou o diretor de Operações do Detran, Aristóteles Fernandes.


Através da Deliberação número 71, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou na última segunda-feira, 22, a suspensão da resolução 276/2008, que prevê o recadastramento obrigatório das carteiras de habilitação antigas que não possuem a fotografia do condutor. A medida do órgão foi tomada por força de uma liminar concedida pela 22° Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: