Começa ação da campanha de Intensificação do Combate à Dengue

30/09/2015 19h03
Começa ação da campanha de Intensificação do Combate à Dengue
A8SE

Reforçar a luta contra o mosquito transmissor da dengue. Esta a finalidade da força- tarefa, que começou neste sábado(7), realizada pela Prefeitura de Aracaju. O prefeito Edvaldo Nogueira participou da primeira ação da campanha de Intensificação do Combate à Dengue na Unidade de Saúde da Família, Carlos Hardman, situada na avenida Carlos Marques, no bairro Soledade. Trezentos agentes participaram do movimento de conscientização.

A preocupação da PMA é que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, que tende a se proliferar com mais intensidade durante as chuvas de verão, entre os meses de fevereiro e março. A intenção é priorizar inicialmente os bairros com maior incidência de focos das larvas do mosquito, a exemplo da Soledade, Lamarão, Santos Dumont e Suissa, com visitas domiciliares, forças-tarefa, carros fumacê e distribuição de material educativo.


Bairros de alto risco
O índice de infestação do mosquito da dengue avança em vários locais de Aracaju. Na zona sul da cidade, o bairro Suíssa é o que mais chama atenção da Saúde Pública. Em outubro passado apresentou o índice de 1,2%. Já em janeiro aparece com 6,8%. De acordo com o Ministério da Saúde, acima dos 3% a localidade é considerada de alto risco. Na zona norte, o local que mais preocupa é a Palestina, onde o índice atual é de 5,3%. Há pouco mais de dois meses, esse percentual era 0,9%.

Conforme informou a coordenadora do Núcleo de Endemias, Sidney Sá, os novos bairros inseridos no cronograma do Estado registraram uma mudança brusca nos indicadores. "Trata-se de um aumento significativo e isso pode ser interpretado como o resultado do cuidado que as pessoas não vêm tendo com relação aos criadouros do mosquito", diz Sidney Sá, que também fez um alerta quanto ao trabalho dos agentes de endemias.

"O município precisa ser mais agressivo e trabalhar com uma estrutura que garanta o controle contínuo da dengue em todo o seu território", destaca a coordenadora da SES.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: