Clima de inverno já predomina em Sergipe

Período se caracteriza pela redução de temperaturas, chuvas e ventos de maior intensidade

Por Governo de Sergipe 14/05/2021 10h01
Clima de inverno já predomina em Sergipe

De acordo com as informações do Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS), o estado segue com circulação nebulosa de densidade alta, caracterizando tempo nublado e possibilidade de chuvas em todos os territórios, maior velocidade dos ventos e redução das temperaturas.

Segundo o meteorologista da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Overland Amaral, a partir de agora essas ocorrências serão frequentes. "Desse período até o mês de agosto, as características da estação de inverno serão predominantes e terão continuidade ao longo dos próximos dias de forma intercalada, mantendo o tempo nublado e sempre chuvoso nos períodos da tarde, noite e madrugada, até o amanhecer, associado também à queda de temperaturas e rajadas de ventos”, destaca.

Ainda segundo informações do meteorologista, essas condições se dão pela interação dos sistemas de chuvas que atuam no Leste e Nordeste do Brasil, no período entre maio e julho. “Esses fenômenos ocorrem especialmente por conta das frentes frias que chegam pela costa leste da Bahia e atingem Sergipe e Alagoas, e que têm contribuição significativa de chuvas associados aos sistemas de ondas do Leste que nascem sobre o oceano. Os dois sistemas devem perdurar hoje, amanhã e posteriormente, dando lugar às frentes frias. A presença do sistemas Sul trazem três fatores importantes: o índice de precipitação mais significativa, temperaturas amenas e intensificação dos ventos predominantes com sua velocidades maiores”, revela.

Previsão do tempo

Para esta sexta-feira, 14, a previsão é de tempo predominantemente nublado durante todo o dia, com ocorrências de precipitações leves e distribuídas durante a manhã e à tarde ao longo de todo o território sergipano. Já no sábado, 15, o tempo permanece predominantemente nublado, com ocorrências de precipitações leves e distribuídas durante a madrugada, manhã, tarde e noite ao longo dos Territórios do Alto Sertão, Baixo São Francisco, Centro Sul Sergipano e Grande Aracaju. No domingo, 16, o tempo permanece nublado, com ocorrências de precipitações leves e distribuídas durante a madrugada e pela manhã em todo o Estado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp