Chesf volta abrir comportas da Usina Xingó

30/09/2015 19h11
Chesf volta abrir comportas da Usina Xingó
A8SE

Durante toda esta semana a vazão da Usina Xingó será de 2,8m³/s (Divulgação)

A chuva continua caindo forte na Bacia do Rio São Francisco forçando a Companhia Hidrelétrica do Vale de São Francisco (Chesf) a reabrir as comportas da Usina Xingó, localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco.Das 12 unidades geradoras de energia, duas foram abertas na manhã de hoje (20), gerando uma vazão de 2,8 m³/s.

Na semana passada, o reservatório da barragem da Hidrelétrica Xingó ultrapassou a capacidade de armazenamento de água, sendo necessária à abertura de quatro comportas que foram fechadas na última sexta-feira (15). "Precisamos reabrir hoje porque continua chovendo com intensidade na Bacia do Velho Chico, mas a vazão é baixa, o que não vai prejudicar os moradores da região ribeirinha", afirma o Superintendente de Operações da Chesf, João Henrique Franklin.
Até sexta-feira passada a vazão foi de 3,5m³. Durante toda esta semana a previsão da Chesf é manter a vazão em 2, 8, m³.

Telha

Um dos municípios ribeirinhos mais afetados com a abertura das comportas é Telha. Todos os 26 bares que ficam na calha do rio estão inundados há 15 dias. De acordo com o assessor de comunicação da Prefeitura de Telha, Hermano Júnior, o volume de água baixou. "Os bares continuam inundados, mas já não estão cobertos de água",

Há 15 dias bares situados na calha do Rio São Francisco, no município de Telha, estão inundados em função da abertuta das comportas de Xingó (Divulgação)

afirma ele. ✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: