Cerca de 300 vítimas de queimaduras foram atendidas em junho

30/09/2015 19h33
Cerca de 300 vítimas de queimaduras foram atendidas em junho
A8SE

Desde o início da última segunda-feira, 15, o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) deu início ao plano traçado para o atendimento a vitimas de queimaduras durante o período junino. A área verde do Pronto Socorro (PS) e a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) está garantindo tratamento imediato às vitimas que chegam ao hospital.

Considerado uma referência no tratamento de queimados, o HUSE é o único hospital do Estado especializado na assistência às vítimas de queimaduras e uma das 38 unidades de alta complexidade de todo o país, credenciada junto ao Ministério da Saúde (MS), de acordo com a Sociedade Brasileira de Queimaduras.

Estrutura

Com o início dos festejos juninos, cresce a preocupação com os fogos de artifício, que costumam ser responsáveis pelo aumento em torno de 200% dos casos de queimados que dão entrada no HUSE. Segundo a gerente da UTQ, Conceição Seixas, a unidade dispõe de equipamentos de alta tecnologia e conta com 14 leitos, dos quais quatro para crianças e dez para adultos. "Temos uma estrutura que ajuda a salvar vidas e proporciona uma boa resolutividade no tratamento de queimados", afirmou.

Em 2008, entre os meses de janeiro e junho, a unidade realizou aproximadamente 750 procedimentos cirúrgicos. Este ano, nas três primeiras semanas de junho já foram registrados no hospital pouco mais de 300 atendimentos a pacientes vitimas de queimaduras, sendo somente sete por fogos de artifício. As demais queimaduras foram causadas por líquidos superaquecidos, alimentos quentes e substâncias inflamáveis, como tinner.

Cuidados

De acordo com Lycia Diniz, coordenadora clínica do hospital, alguns cuidados são fundamentais para prevenir acidentes com fogos de artifício e principalmente no preparo de alimentos quentes, já que nessa época do ano as comidas típicas estão em evidência.

"Uma das causas graves das ocorrências que chegam aqui no HUSE são queimaduras oriundas do preparo de alimentos. Ao cozinhar, deve-se manter as crianças afastadas do local onde a comida está sendo preparada e os cabos de panelas precisam estar para o lado de dentro do fogão, para que não se corra o risco de que alguém esbarre neles", orientou.

Informação que faltou para o pequeno J.S.M, 6, que reside no Povoado Arranhento, município de Aquidabã. Ele está internado há uma semana na UTQ, vitima de queimadura que ocorreu quando sua mãe cozinhava milho em um fogão à lenha. O menino, que observava tudo de perto, foi destampar a panela que acabou virando em cima dele.

"Foi tudo muito rápido e de repente, quando me virei para olhar a panela de novo ele já estava queimado. O desespero foi muito grande, fiquei sem saber o que fazer para aliviar a dor do meu filho", declarou a mãe da criança, a dona de casa Simone dos Santos, que foi indicada a passar clara de ovo na queimadura. "Minha vizinha disse que era bom, então experimentei, mas sem sucesso", afirmou.

Primeiros socorros

Segundo o cirurgião plástico Reginaldo Lessa, que coordena o serviço de cirurgia plástica e a Unidade de Tratamento de Queimados do HUSE, os primeiros socorros são essenciais para que o tratamento a uma vítima de queimadura seja rápido e não deixe seqüelas.

"Nunca deve ser colocado sobre a área queimada alimentos como leite, manteiga, óleo de comida, cebola ou clara de ovo. Muito menos aplicar pomadas sobre a área queimada sem orientação médica, pois isso só faz agravar a lesão. O ideal é lavar o local com água corrente, usar um pano limpo e encaminhar a vitima para uma unidade de saúde mais próxima, para que os procedimentos sejam adequados", informou o cirurgião plástico.

Segundo ele, as substâncias inflamáveis também devem ser deixadas longe do alcance das crianças e distantes de fontes de calor. "Para acender uma fogueira, por exemplo, o ideal é usar óleo de cozinha, e não álcool ou querosene", declarou.

Para quem gosta de soltar fogos, ele recomendou atenção redobrada e o uso de luvas grossas que, mesmo não evitando traumas no caso de fogos com alto teor explosivo, ajuda a minimizar o efeito de eventuais queimaduras. "A dica vale também para as mães, que não devem dar fogos explosivos para os filhos pequenos e mantê-los afastados dos fatores de risco de queimaduras", concluiu.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: