Caso Acioly é encerrado com a prisão de mandante e de executor

30/09/2015 19h47
Caso Acioly é encerrado com a prisão de mandante e de executor
A8SE

A Polícia Civil de Sergipe deu por encerrado o caso de tentativa de homicídio contra o comerciante Eliaquias Acioly dos Santos, conhecido como `Acioly da

Delegado Robério Santiago - coordenador da operação (Foto: SSP)

Farmácia`, registrado no dia 12 de maio deste ano. Acioly sobreviveu, mas a professora Ana Alba Brasil Feitoza, 55 anos, que estava próximo da vítima também foi atingida e morreu dias após a tentativa de homicídio. Os detalhes do crime e a prisão de todos os envolvidos foram esclarecidos na manhã desta terça-feira, dia 24, pelo delegado Robério Santiago, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Playboy está detido por roubo e pilotou a moto (Foto: AtalaiaAgora)

 

Na última sexta-feira, dia 20, investigadores da Polícia Civil prenderam o criminoso que foi contratado para efetuar a execução. Rosival Santos Oliveira, conhecido como ‘Val Cachorrão` foi surpreendido pelos policiais no bairro Siqueira Campos no momento em que se preparava para fugir para a cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Já na segunda-feira, dia 23, foi preso o sobrinho de Acioly, Naruleno Júnior, apontado pelos executores como o mandante do crime. De acordo com a polícia, a motivação do crime está relacionado à administração dos bens da esposa de Acioly.

"Tínhamos a suspeita de que havia o envolvimento de um parente da vítima no crime e apenas faltavam provas. Com a prisão de Val Cachorrão tivemos conhecimento de que se tratava de um sobrinho da esposa de Acioly e que o crime aconteceu porque após o casamento Acioly passou a administrar os bens da sua esposa. A ousadia do acusado foi tanta que três dias antes do atentado, Naruleno havia pedido R$ 2 mil emprestado a Acioly, que foram negados pela vítima. Esse dinheiro seria usado para complementar o pagamento dos executores`, explicou o delegado Robério Santiago.

 

motos utilizadas pelos bandidos (Foto(.))

No dia 11 de novembro a polícia prendeu os primeiros envolvidos com o crime. Foram detidos Devison José de Lima, 23 anos, conhecido como `Playboy`, que já foi detido por roubo e pilotou a moto com ‘Cachorrão` na garupa durante o atentado; Cássio de Lima, 31 anos, apontado pela polícia como o articulador do crime, e que já esteve preso por conta de crime de roubo de carros e receptação; José Carlos Andrade Santos, 44, e sua esposa Maria Helena Alves Santos, 35, que já era procurada pela polícia por conta de uma tentativa de homicídio. No dia do crime, ambos compareceram no local após o atentado, para verificar se o comerciante havia morrido.

Cássio foi apontado pela Polícia como articulador do crime

 


‘Todos os presos têm participação no crime. Cachorrão e Devison foram indiciados como autor e co-autor. O crime foi planejado durante cerca de dois meses e o único contato de Naruleno era o Cássio, que ficou responsável por toda articulação da ação criminosa. Ele acertou inclusive a contratação e o pagamento dos executores. Com isso, a figura do mandante ficou menos visível`, complementou Santiago.

As duas motocicletas utilizadas pelos criminosos no dia do atentado, uma Suzuki, de cor vermelha e sem placa, e uma Traxx, cor preta, placa IAG 9342, foram apreendidas pela polícia. Com as prisões do mandante e do autor dos disparos que mataram a professora e feriram Acioly, a Polícia Civil encerrou as investigações e deu o caso como encerrado. "Todos os envolvidos estão presos", reafirmou Robério Santiago.

O crime

O crime foi arquitetado pelo Cássio de Lima, que conhecia Acioly desde quando eram crianças. Ele acionou Rosival, com quem já havia dividido uma cela depois de serem presos por envolvimento em um roubo, para decidirem a execução do comerciante. Houve então um encontro no conjunto Almirante Tamandaré com a presença de José Carlos e sua esposa Maria Helena.

José Carlos não aceitou participar diretamente do crime. Foi aí que o Rosival acionou o Devison José que, aceitou pilotar a motocicleta no dia da ação criminosa. José Carlos passou então a negociar os valores - que num primeiro momento somaram R$ 4 mil. Rosival e Devison foram até o bairro Santo Antônio no dia 12 de maio e tentaram atrair a atenção de Acioly para uma rua próxima ao seu estabelecimento.

Quando a vítima olhou para responder, foi atingida duas vezes. A professora Alba, que estava ao lado de Aciolly e havia acabado de cumprimentá-lo, também foi baleada. Os dois foram então socorridos e hospitalizados. Acioly resistiu aos ferimentos e a professora acabou morrendo dias depois. Após os disparos, José Carlos e Maria Helena foram até o local na moto Traxx vermelha para conferir se o serviço havia feito a contento.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: