Sergipe

Câmara de Aracaju foi a que mais elevou gastos em 2008

A Câmara Municipal de Aracaju foi a que mais elevou os seus gastos, comparando-se com os demais legislativos municipais do Brasil. É o que revela o portal Transparência Brasil que apurou os orçamentos aprovados por 51 casas legislativas. O aumento registrado foi da ordem de 54%, acima da inflação oficial de 2008, calculada com base no Índice de Preço ao Consumidor Ativo (IPCA), cujo acúmulo foi de 5,9%.

"Mais uma vez o Legislativo age em completo desacordo com o que seria esperado dele", criticou o diretor-executivo da Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo. "Mesmo em tempos de crise, as casas legislativas pensam em benefício próprio, conferindo mais privilégios aos seus representantes", disse.

Os dados também revelam que 13 câmaras aprovaram orçamentos para 2009 maiores que os de 2008, indicando "não preocupação com a crise financeira internacional e seus reflexos na indústria e no mercado de trabalho dos brasileiros".

O ex-presidente da Câmara Municipal, ex-vereador Sérgio Góes (PT), responsável pelas contas, não foi localizado pelo portal para falar sobre esses números.