Avanço de sinal vermelho está entre as infrações de trânsito mais cometidas em Aracaju

O avanço de sinal vermelho nas vias está entre as infrações de trânsito mais cometidas em Aracaju. Somente nos primeiros dois meses deste ano, foram emitidas 4.425 autuações desta espécie, que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é classificada como gravíssima. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), alerta condutores e ciclistas sobre os perigos de cometer essa ação irregular.
“Quando há avanço de sinal vermelho, o indivíduo está colocando a vida dele e a das outras pessoas em risco, pois a chance de acontecer um atropelamento ou colisão é grande. Um pedestre, por exemplo, quando vê que o sinal fechou, obviamente, ele vai atravessar a faixa, logo, se o condutor ou ciclista não respeitar o sinal vermelho pode haver um atropelamento. A população precisa se conscientizar que esta imprudência é grave, perigosa e pode gerar sérias consequências”, ressalta o supervisor de Trânsito da SMTT, Erbert Zuzart.
Ele explica ainda que, na capital sergipana, existe a Lei Municipal Nº 3060/2002, que permite o avanço do sinal vermelho sem que haja autuação somente das 23h até as 6h, desde que o condutor esteja dentro do limite de velocidade permitido para aquela via e faça a ultrapassagem do semáforo com total segurança.
“O avanço é permitido neste horário, mas é preciso ter muita cautela. É importante reduzir sempre a velocidade, observar o fluxo e só avançar se houver segurança. Ou seja, a atenção precisa ser redobrada. Lembrando que, se o condutor avançar o sinal com o veículo acima da velocidade máxima permitida da via, poderá ser autuado”, frisa o supervisor.
Infração
Avançar o sinal vermelho é considerado infração gravíssima. Quem for flagrado cometendo a irregularidade leva sete pontos na carteira e ainda paga R$ 293,47 de multa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
9 horas, 46 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
13 horas, 10 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
13 horas, 32 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe