Atheneu é o colégio que mais aprova no Enem entre escolas públicas e privadas

No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019, o Atheneu Sergipense alcançou a maior nota das escolas de ensino médio da rede pública: 5,0, acima do crescimento nacional.

Por ASN 05/05/2021 16h41
Atheneu é o colégio que mais aprova no Enem entre escolas públicas e privadas

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, entre colégios públicos e privados, em Sergipe, foi o que mais aprovou alunos no Enem 2020. Até o momento, 67 alunos foram aprovados em universidades públicas para ano letivo de 2021, número que tende a crescer com a divulgação de novas chamadas dos processos de seleção. 

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, lembra que o Atheneu mantém um histórico de bons resultados e é referência para a Educação de Sergipe, ao longo dos 150 anos de ensino. “São 150 anos de história e, mesmo sendo um período desafiador por conta dos novos formatos em Educação, o Atheneu continua fazendo história. Temos que agradecer aos professores, aos funcionários e à direção da escola, os quais não medem esforços em realçar as qualidades de cada aluno da instituição. O resultado só tem a ser positivo”, avalia.

De acordo com o diretor da unidade, professor Daniel Lemos, o Atheneu é excelência em aprovação, e este feito deve-se ao fato de a comunidade escolar acreditar no processo educacional que a escola se propõe a ofertar. “Nós estamos muito felizes. 2020 foi um ano atípico e não tínhamos a certeza de tudo que poderia acontecer daquele mês de março para cá, mas, mesmo assim, nesse período a gente escolheu acreditar e não parar. Uma semana depois da suspensão das aulas presenciais os professores já estavam em campo reprogramando e refazendo seus planejamentos, fazendo cursos e oficinas sobre ensino híbrido; então a gente teve fé e acreditou”, declarou. 

A aluna Victória Caroline Ferreira Feitosa, de 17 anos, estudou todo o ensino médio no Atheneu e foi aprovada na segunda chamada do Sisu para o curso de Licenciatura em Geografia, em primeiro lugar. Ela conta que ficou sabendo da sua aprovação pela coordenadora da escola, e que foi uma grande surpresa para ela. A jovem destaca que o centro de excelência foi de grande importância para o seu preparo. "O Atheneu me ajudou bastante, recebi muito apoio na preparação para o Enem desde do 1º ano. Lá, eles ensinavam como resolver e manter a calma na hora de fazer a prova, principalmente a do Enem. A escola é muito boa. Não me arrependo de nada. Foi um privilégio estudar lá, e ter conseguido passar na Federal, mesmo em meio à pandemia, foi muito bom", afirmou.

O professor Yuri Norberto, que leciona disciplina de Sociologia, destaca que mesmo com todas as limitações de um ano em pandemia o Atheneu mostrou sua força e consistência. “Ações com foco no aprendizado, motivação dos alunos e uma gestão eficiente mais uma vez fizeram a diferença”, pontuou ele, que está à frente do projeto Atheneu Onu, iniciativa que simula organismos internacionais e discute tópicos da agenda global, promovendo a melhor compreensão da realidade por meio do debate e da interação entre diversas pessoas.

Outras aprovações

Além dos aprovados no ensino médio, o polo do Atheneu do curso Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) também se destacou. No total, foram 30 aprovações, cujos estudantes optaram por cursos em diversas instituições públicas de ensino superior, a exemplo da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ideb - maior nota

No último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019, o Atheneu Sergipense alcançou a maior nota das escolas de ensino médio da rede pública: 5,0, acima do crescimento nacional.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp