Associação de Poço Verde inicia inseminação artificial de ovinos

30/09/2015 19h10
Associação de Poço Verde inicia inseminação artificial de ovinos
A8SE

 

Inseminação artificial em ovinos (Foto: Divulgação)

Este sábado foi marcado por uma inovação tecnológica que chegou à zona rural de Poço Verde, distante 145 km de Aracaju: a inovação no processo reprodutivo de ovinos no município, por meio de inseminação artificial.

 

Cerca de 200 ovelhas passaram pelo processo de inseminação artificial neste sábado (02), desenvolvido na associação de criadores de ovinos e caprinos - Ovicapri - formado por cerca de 72 criadores das redondezas.

De acordo com o presidente da Ovicapri, José Chaves, a iniciativa tem como objetivo minimizar gastos e facilitar o manejo. "A produtividade aumenta porque de uma só vez, é possível inseminar aproximadamente 200 matrizes (animais fêmeas); quando os filhotes nascerem, todos terão a mesma faixa etária e estarão prontos para o comércio ao mesmo tempo", explicou.

Segundo ele, com 60 dias de vida, os filhotes são desmamados e confinados; passado este processo (três meses), os animais já estarão com peso oscilando entre 30 e 35 kg, o que significa estar pronto para o abate.

Chaves informou ainda que além de rentável, o negócio aparenta ser uma saída interessante para os criadores interessados em ampliar negócios. Ele assegura que o sabor da carne destes animais acaba sendo muito superior, pois os animais são muito bem acompanhados em todo o processo de criação.

Através de um convênio entre a instituição, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do SEBRAE, foi possível a chegada do sêmen (produzido numa fazenda em São Paulo) a Sergipe. "Se a gente aqui alcançar um resultado de 50% a 60% já tá de bom tamanho", finaliza, acrescentando fazer inseminação em caprinos na próxima semana.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: